Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153433
Título: Qualidade da água e emissão de resíduos de pequenas propriedades leiteiras no Corredor Ecológico da Mantiqueira.
Autoria: SANTOS, G. M. dos
OTENIO, M. H.
HOTT, M. C.
ZAIDAN, R. T.
ASSAD, M. L. R. C. L.
Afiliação: GABRIELE MEDEIROS DOS SANTOS, Universidade Federal de São Carlos; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO TAVARES ZAIDAN, Universidade Federal de Juiz de Fora; MARIA LEONOR RIBEIRO CASIMIRO LOPES ASSAD, Universidade Federal de São Carlos.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Conteúdo: A atividade agropecuária pode contribuir de forma expressiva para a contaminação ambiental, particularmente quando praticada em áreas frágeis, onde podem ter alto potencial de degradação. Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da água de pequenas propriedades leiteiras do Corredor Ecológico da Mantiqueira, por meio de análises de imagem e de estudos de campo. A área de abrangência do estudo era composta por dez municípios localizados no entorno do Parque Estadual do Papagaio e do Parque Estadual de Ibitipoca, pertencentes ao Corredor Ecológico da Mantiqueira II. Propõe-se uma abordagem de avaliação para relação entre qualidade de água, imagem e uso do solo. Pela revisão de literatura, com as imagens de satélite georreferenciadas e em visitas às áreas de estudo, foi possível observar a região em função da exploração agropecuária que descumpre os princípios de sustentabilidade. A partir do uso de imagens de satélites gratuitas Landsat 5, de imagens/extratos de mosaico SPOTMAP com resolução de 2,5 m, adquiridas pelo Projeto ?Sistema de monitoramento da qualidade de águas naturais, a exploração agropecuária e a preservação dos recursos hídricos: participação comunitária de produtores de leite de base familiar e quilombolas" financiado pela da Embrapa Gado de Leite e CNPq, correlacionou-se a as classes de uso terrestre e as características topográficas da superfície estudada com o índice de contaminação/poluição do ambiente. Com isto, propõese uma ferramenta com propósito planejador e/ou informativo, que auxilia na manutenção da conservação e preservação da área de estudo em questão
Thesagro: Água
Resíduo
Propriedade Rural
Cobertura do Solo
Palavras-chave: Sustentabilidade agropecuária
Geoprocessamento
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Qualidade-da-agua-e-emissao-de-residuos-de-pequenas-propriedades.pdf569,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace