Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153444
Título: Atividade microbiana do solo de cultivos de dendezeiro em sistemas agroflorestais em Tomé-Açu, Pará.
Autoria: SANTOS, I. P. de O.
VASCONCELOS, S. S.
KATO, O. R.
BISPO, C. J. C.
SILVA, A. C. da
Afiliação: IZABELA PENHA DE OLIVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; CARLOS JOSÉ CAPELA BISPO, NATURA INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DE PRODUTOS; ANDRESA CRISTINA DA SILVA, NATURA INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DE PRODUTOS.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
Conteúdo: A paisagem de ecossistemas naturais vem sofrendo alterações pelo uso intensivo do solo. Estudos têm buscado sistemas sustentáveis que possam agregar qualidade do solo e produção, como os sistemas agroflorestais. Os atributos biológicos do solo destacam-se como promissores indicadores de qualidade do solo, por responderem rapidamente ao tipo de vegetação, clima e manejo do solo. O presente trabalho avaliou a respiração microbiana do solo em dois sistemas de cultivo de dendezeiro com 3 anos de idade em Tomé-Açu (PA). Amostras de solo foram coletadas no período seco nos sistemas Adubadeiras (T1) e Biodiverso (T2). Um fragmento de floresta secundária foi avaliado como área de referência. T1 apresentou maior atividade biológica na direção da copa do que entre plantas, provavelmente devido ao maior aporte de matéria orgânica na copa. Em T2, a respiração microbiana foi maior entre-plantas do que na projeção da copa, possivelmente devido à diferença da cobertura vegetal. A floresta secundária apresentou menor respiração microbiana em comparação com os sistemas de cultivo. Houve diferença estatística significativa para respiração microbiana do solo entre os tratamentos T1, T2 e a floresta secundária, mas não houve entre os locais de coleta. Concluiu-se que a cobertura de vegetação é um fator importante para atividade biológica, sendo o sistema agroflorestal uma alternativa para o plantio de dendê mais sustentável.
Thesagro: Elaeis Guineensis
Respiração do Solo
Palavras-chave: Respiração microbiana do solo
Sistemas agroflorestais
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Atividade-microbiana-do-solo.pdf509,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace