Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153445
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, E. V. S. do
dc.contributor.authorBRASIL, E. C.
dc.contributor.authorSILVA, G. R. da
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, E. A.
dc.date.accessioned2023-04-28T19:52:25Z-
dc.date.available2023-04-28T19:52:25Z-
dc.date.created2023-04-28
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153445-
dc.descriptionA maioria dos solos agricultáveis nas regiões tropicais apresenta-se em condições de elevado grau de acidez, o que caracteriza o principal fator de degradação química do solo. Objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito neutralizante da escória de siderurgia em diferentes frações granulométricas, em três períodos de amostragem, após sua aplicação ao solo. O trabalho foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Oriental, localizado no município de Terra Alta ? Pará, em solo classificado como Latossolo Amarelo Distrófico, textura média. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 4x4+2, sendo quatro frações granulométricas da escória (material retido entre as peneira ABNT<20->50, <50->100, <50->100 e <200), três diferentes saturações por bases (V%) (40, 70 e 100) e um tratamento adicional com calcário e outro sem calcário e escoria (testemunha). Para avaliação dos atributos químicos em relação ao tempo de reação, doses e graulometria dos corretivos no solo, efetuou-se coletas de amostras na profundidade de 0?20 cm, ao 1, 6 e 12 meses, realizaram-se as seguintes determinações nas amostras: pH em água, teores de Al trocável, P e Ca+Mg do solo. A aplicação de escória de siderúrgica promoveu aumento nos valores de pH, teores de P, Ca+Mg e uma diminuição do Al. Os tratamentos com a fração granulométrica mais fina da escória < 200 obteve resultado semelhante aos do calcário nos atributos do solo nas três amostragens.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração granulométrica
dc.subjectAmostragens
dc.titleCorreção da acidez e teores de nutrientes em função do tempo de aplicação de uma escória de siderurgia em diferentes granulometrias.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id1153445
riaa.ainfo.lastupdate2023-04-28
dc.contributor.institutionEMERSON VINICIUS SILVA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; GEORGE RODRIGUES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EDWIN ALMEIDA ASSUNÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CORRECAO-DA-ACIDEZ-E-TEORES.pdf162.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace