Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEEIRA, M. E. M.
dc.contributor.authorVASCONCELOS, S. S.
dc.contributor.authorKATO, O. R.
dc.contributor.authorSILVA, A. K. L.
dc.date.accessioned2023-04-28T19:52:32Z-
dc.date.available2023-04-28T19:52:32Z-
dc.date.created2023-04-28
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153446-
dc.descriptionUm dos principais fatores que contribuem para as mudanças climáticas é o preparo de área por meio da prática de derruba e queima da vegetação. O preparo de área sem uso do fogo, na qual a queima da vegetação secundária é substituída pela trituração manual ou mecanizada é uma alternativa as alterações climáticas. O presente estudo objetivou estimar a quantidade de carbono estocado na serrapilheira e no solo em sistemas agroflorestais no nordeste paraense. O trabalho foi desenvolvido no município de Igarapé-Açu (PA) em Latossolo amarelo de textura média. Avaliaram-se os seguintes tratamentos: dois sistemas agroflorestais seqüenciais diferentes (com queima e com trituração no preparo de área) e uma floresta secundária (capoeira). A concentração de carbono das amostras de solo foi determinada por combustão via seca. O tratamento trituração (8,29 ± 0,54 Mg ha-1) e a capoeira (8,67 ± 0,37 Mg ha-1) apresentaram maior estoque de serrapilheira do que o tratamento queima (4,52 ± 0,60 Mg ha-1). No solo, a trituração estocou mais carbono do que a queima nos primeiros 10 cm de profundidade e do que a capoeira na profundidade de 5-10 e 10-20 cm. A trituração apresentou estoque significativamente maior em relação aos outros tratamentos na profundidade de 0-30 cm. Conclui-se que o SAF com preparo de área com derruba e trituração da vegetação possui um maior potencial em acumular carbono do que o preparo de área com derruba e queima.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPreparo de área
dc.subjectDerruba-e-queima
dc.subjectDerruba-e-trituração
dc.titleEstoques de serrapilheira e carbono do solo em sistemas agroflorestais no nordeste paraense.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
riaa.ainfo.id1153446
riaa.ainfo.lastupdate2023-04-28
dc.contributor.institutionMICHEL EMERSON MARTINS PEREIRA, BOLSISTA CNPQ; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; ANTONIO KLEDSON LEAL SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ESTOQUES-DE-SERRAPILHEIRA.pdf291,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace