Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153495
Título: Frações de fósforo em um Latossolo Vermelho-Amarelo com diferentes históricos de uso sob doses de P.
Autoria: CARNEIRO, L. F.
RESENDE, A. V. de
FURTINI NETO, A. E.
SANTOS, J. Z. L.
REIS, T. H. P.
CARNEIRO, D. N. M.
SOUZA, H. M. de
SOUZA, E. I. S.
Afiliação: LEANDRO FLÁVIO CARNEIRO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; ANTÔNIO EDUARDO FURTINI NETO, Universidade Federal de Lavras; ZOSÉ ZILTON LOPES SANTOS, Universidade Federal do Amazonas; THIAGO HENRIQUE PEREIRA REIS, Universidade Federal de Lavras; DANIELLA NOGUEIRA MORAES CARNEIRO, Universidade Federal de Lavras; HUGO MANOEL DE SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; EVERTON IGOR SEVERINO SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Conteúdo: Em áreas que já foram adubadas anteriormente, principalmente sob sistema de plantio direto (SPD), podem interferir na dinâmica e disponibilidade do fósforo (P) no solo e consequentemente na resposta das culturas à adubação fosfatada. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade de P em um Latossolo VermelhoAmarelo distrófico com diferentes históricos de uso sob doses de P. Foram coletadas amostras (0-20 cm) sob condição de vegetação nativa do cerrado e condição de cultivo de um Latossolo VermelhoAmarelo distrófico (LVAd) textura média. Utilizou-se o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L. cv. Jalo Radiante) e, em seguida, braquiária (Brachiaria decumbens) como plantas teste, em vasos plásticos (4 dm-3). Os tratamentos foram dispostos em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo duas condições de uso anterior do solo e quatro doses de P (0, 120, 240 e 480 mg dm-3 ) (superfosfato triplo). Após o cultivo do feijoeiro e da braquiária e antes da aplicação dos tratamentos, determinou-se as frações inorgânicas (Pi) e orgânicas (Po) de P (Hedley et al., 1982). A disponibilidade de (P) foi maior na condição de solo com histórico de cultivo e adubação nas menores doses de P e antes do cultivo das culturas. A adubação fosfatada influenciou a disponibilidade de fósforo ao longo do cultivo das culturas, principalmente na condição de solo adjacente sob vegetação de cerrado nativo. A disponibilidade de P foi influenciada pelo histórico de uso e pela adição de P.
Thesagro: Fósforo
Adubação
Manejo do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fracoes-de-fosforo-em-um-latossolo-vermelho-amarelo.pdf272,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace