Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARNEIRO, L. F.
dc.contributor.authorFURTINI NETO, A. E.
dc.contributor.authorRESENDE, A. V. de
dc.contributor.authorSANTOS, J. Z. L.
dc.contributor.authorREIS, T. H. P.
dc.contributor.authorCARNEIRO, D. N. M.
dc.contributor.authorSOUZA, E. I. S.
dc.contributor.authorSOUZA, H. M. de
dc.date.accessioned2023-05-04T13:47:18Z-
dc.date.available2023-05-04T13:47:18Z-
dc.date.created2023-05-04
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153496-
dc.description? O uso e o manejo do solo alteram a dinâmica do P, mas as informações sobre as transformações do P adicionado na adubação e do seu efeito residual em sistema de plantio direto (SPD) são ainda limitadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade de P em um Latossolo Vermelho distrófico com diferentes históricos de uso sob doses de P. Foram coletadas amostras (0-20 cm) sob condição de vegetação nativa do cerrado e condição de cultivo de um Latossolo Vermelho distrófico (LVd) textura argilosa. Utilizou-se o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L. cv. Jalo Radiante) e, em seguida, braquiária (Brachiaria decumbens) como plantas teste, em vasos plásticos (4 dm-3). Os tratamentos foram dispostos em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo duas condições de uso anterior do solo e quatro doses de P (0, 120, 240 e 480 mg dm-3) (superfosfato triplo). Após o cultivo do feijoeiro e da braquiária e antes da aplicação dos tratamentos, determinou-se as frações inorgânicas (Pi) e orgânicas (Po) de P (Hedley et al., 1982). As frações lábeis e pouco lábeis de P foram maiores na condição cultivada, independente das doses de P e épocas de avaliação. A superioridade dos valores de P-lábil e Ppouco lábil na condição cultivada se deve ao fato dessa área ter recebido adubações anuais de P e calagem. A adubação fosfatada influenciou a disponibilidade de fósforo ao longo do cultivo das culturas, independente do histórico de uso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDisponibilidade de fósforo em um Latossolo Vermelho distrófico com diferentes históricos de uso sob doses de P.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.thesagroFósforo
dc.subject.thesagroManejo do Solo
riaa.ainfo.id1153496
riaa.ainfo.lastupdate2023-05-04
dc.contributor.institutionLEANDRO FLAVIO CARNEIRO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; ANTÔNIO EDUARDO FURTINI NETO, Universidade Federal de Lavras; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; ZOSÉ ZILTON LOPES SANTOS, Universidade Federal do Amazonas; THIAGO HENRIQUE PEREIRA REIS, Universidade Federal de Lavras; DANIELLA NOGUEIRA MORAES CARNEIRO, Universidade Federal de Lavras; EVERTON IGOR SEVERINO SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; HUGO MANOEL DE SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disponibilidade-de-fosforo-em-um-Latossolo-Vermelho-distrofico.pdf203,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace