Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEMOS, O. F. de
dc.contributor.authorRODRIGUES, S. de M.
dc.contributor.authorBOTH, J. P. C. L.
dc.contributor.authorARAUJO, S. M. B.
dc.contributor.authorPOLTRONIERI, M. C.
dc.date.accessioned2023-05-31T14:47:25Z-
dc.date.available2023-05-31T14:47:25Z-
dc.date.created2023-05-31
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationResearch, Society and Development, v. 11, n. 13, e399111335596, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154139-
dc.descriptionCulturalmente, o estacão de madeira é usado para o cultivo da pimenteira-do-reino no campo, contudo, o tutor de gliricídia mostrou-se como uma opção sustentável e viável para uso no sistema de produção da espécie. Apesar da redução dos custos para implantação dos pimentais, há pouca adesão da tecnologia pelo agricultor, em decorrência de escassez de informações sobre o comportamento de cultivares. Dispondo-se avaliar cultivares sob aspectos morfológicos de crescimento e produção em tutor vivo de gliricídia, comparativamente ao tutor morto, foi realizado um estudo de caso instalando um experimento em área de produtor em Baião - PA em DBC com cinco cultivares e cinco repetições considerando quatro plantas/cultivar. A altura das plantas, o diâmetro do caule e o número de ramos ortotrópicos foram tomados com 12 meses, assim como o comprimento do pecíolo, largura, comprimento e espessura de folhas adultas, como também o tamanho, peso e número de frutos/espiga, submetidos à ANOVA e teste de Tukey a 5%. A cultivar Kuthiravally apresentou maior média para Número de Ramos Ortotrópicos nos dois tipos de tutores. Bragantina, Clonada e Cingapura apresentaram maiores comprimentos do pecíolo em tutor vivo, e Bragantina e Uthirankotta apresentaram espigas de tamanho maiores quando cultivadas em gliricídia. Logo, há influência do tipo de tutor nos caracteres morfológicos de crescimento e produção de cultivares dessa espécie, com indicação da possibilidade do uso de gliricídia com sucesso no campo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo sustentável
dc.subjectPimenta preta
dc.subjectTutor vivo
dc.titleAspectos morfológicos de crescimento e produção de cultivares de pimenteira-do-reino em tutor sustentável de glirícidia na mesorregião do Baixo Tocantins - Pará.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiper Nigrum
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
riaa.ainfo.id1154139
riaa.ainfo.lastupdate2023-05-31
dc.contributor.institutionORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU; SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos-morfologicos.pdf158.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace