Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154255
Título: Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
Autoria: COSTA, A. S.
FRANCO, I. M.
MARTORANO, L. G.
MORAES, J. R. da S. C. de
Afiliação: ANDERSON SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; IRVING MONTANARI FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; JOSÉ REINALDO DA SILVA CABRAL DE MORAES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Ano de publicação: 2022
Referência: Caderno de Geografia, v. 32, n. 69, p. 693-709, 2022.
Conteúdo: Os centros urbanos demandam de maior aporte energético para manter as habitações em conforto térmico em decorrência de alterações atribuídas ao processo de urbanização. O objetivo foi analisar padrões termográficos no Bairro do Marco, na cidade de Belém como estratégia de apontar efeitos da arborização e/ou não em duas avenidas. As imagens termográficas foram obtidas em sobrevoo oblíquo que possibilitou a medição de temperaturas e a observação de padrões de distribuição de calor. Foram analisados alvos nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas. Verificou-se que a diferença entre a temperatura (AT) na Av. Almirante Barroso e na Av. Rômulo Maiorana foi de 2,9°C, mas nas duas avenidas foram detectadas diferenças da ordem de 7,4°C. Ao simular na Av. Almirante Barroso sob cenário "de avenida arborizada" considerando-se a diferença média (AT) de 2,9°C, os valores obtidos foram inferiores as simulações na Av. Rômulo Maiorana "sem arborização". Conclui-se que a vegetação presta importantes serviços ambientais às populações. Os diagnósticos termográficos apontam indicadores de concentração de calor e/ou áreas com maior atenuação dos raios solares pela vegetação. Os indicadores de regulação térmica pela arborização na Av. Rômulo Maiorana reforçam a importância em manter e/ou adotar canteiros com vegetação arbórea em avenidas de Belém.
Thesagro: Área Verde
Temperatura
Arborização
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p693
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TERMOGRAFIA-INFRAVERMELHA-EM-SOBREVOO.pdf765,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace