Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMORIYA, L. M.
dc.contributor.authorPIZA, P. L. B. DE T.
dc.date.accessioned2023-06-20T17:25:06Z-
dc.date.available2023-06-20T17:25:06Z-
dc.date.created2023-06-20
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SILVA-MATOS, R. R. S. DA; LINHARES, S. C.; LOPES, J. M. (org.). Ciências agrárias: Debates emblemáticos e situação perene. Ponta Grossa: Atena, 2023. cap. 3. p. 24-43.
dc.identifier.isbn978-65-258-1442-1
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154519-
dc.descriptionRESUMO: Scirtothrips dorsalis Hood, 1919 (Thysanoptera: Thripidae) é um inseto polífago asiático considerado como praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil. Ataques ocorridos na América do Sul (Colômbia, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela) aumentam o risco de entrada de S. dorsalis no país, principalmente em cultivos de ervas, pimenteiras, leguminosas, fruteiras, flores, plantas ornamentais e oleaginosas. O aumento de danos causados por S. dorsalis no exterior em hortos de nogueira macadâmia vem também elevando o risco das áreas cultivadas com essa noz no Brasil. Estudos preventivos direcionados à prospecção de áreas favoráveis ao estabelecimento do inseto no país podem contribuir para as ações preventivas de políticas públicas de defesa agropecuária nacional com foco em treinamento, monitoramento e controle. Este trabalho apresenta zoneamentos territoriais de áreas brasileiras favoráveis à PQA S. dorsalis, considerando áreas nacionais com presença de 40 cultivos hospedeiros e modelo de nicho ecológico GARP/Openmodeller com áreas atacadas pelo inseto no exterior. Dados de áreas de plantios desses cultivos foram recuperados em bases de dados do IBGE e disponibilizados pela Associação Brasileira de Noz Macadâmia. Informações de ocorrências de S. dorsalis no exterior foram levantadas em literatura internacional e utilizadas em modelo de nicho ecológicoGARP/Openmodeller, para identificar áreas semelhantes nacionais favoráveis ao inseto. Técnicas de geoprocessamento, em ArcGIS foram utilizadas para apresentar as informações em planos de informação geográficas, viabilizando os cruzamentos que disponibilizaram zoneamentos territoriais de áreas favoráveis à S. dorsalis em presença dos cultivos. Os resultados indicaram áreas favoráveis à S. dorsalis em 4623 municípios distribuídos em 503 microrregiões de 27 unidades da federação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPraga quarentenária ausente
dc.subjectDefesa fitossanitária
dc.subjectModelagem de nicho ecológico
dc.titleZoneamentos de áreas brasileiras favoráveis a Scirtothrips dorsalis (Thysanoptera: Thripidae).
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroVetor
dc.subject.thesagroSistema de Informação Geográfica
riaa.ainfo.id1154519
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-20
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.421231206
dc.contributor.institutionRAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; LEONARDO MASSAHARU MORIYA, QUEEN NUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA; PEDRO LUÍS BLASI DE TOLEDO PIZA, QUEEN NUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6137.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace