Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154540
Título: Avaliação do desenvolvimento de cultivares de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis) em diferentes substratos.
Autoria: VIEIRA, L. A.
CARVALHO, V. da S. A.
PIMENTEL, V. da S.
MOREIRA, E. M.
VIEIRA, A. C.
SILVA, F. R. da S. e
RIBEIRO, J. M. R.
GURGEL, F. de L.
ANDRADE NETO, R. de C.
ARÉVALO, M. R.
ROSSI, C. Q.
VIEIRA, D. D. S. S.
Afiliação: LEIDIANE ANDRADE VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; VALDEIZA DA SILVA AZEVEDO CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; VIKTOR DA SILVA PIMENTEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; EDINETE MARQUES MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; ANDREYSSE CASTRO VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FABÍOLA RIBEIRO DA SILVA E SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; JETRA MESSIAS ROSA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; MICHELLY RIOS ARÉVALO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; CELESTE QUEIROZ ROSSI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; DAYSE DRIELLY SOUZA SANTANA VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SILVA, L. F. da; OLIVEIRA, V. C. de (org.). Ciências agrárias: estudos sistemáticos e pesquisas avançadas 4. Ponta Grossa: Atena, 2023.
Páginas: cap. 3, p. 29-46.
Conteúdo: Na produção de mudas de maracujazeiro, a composição do substrato com presença de matéria orgânica, além de condicionar características benéficas as plantas, torna-se uma alternativa de baixo custo ao produtor. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial de cultivares de maracujá submetidas a diferentes substratos compostos com resíduos orgânicos. O experimento foi implantado em casa de vegetação, em DIC e com esquema fatorial 4x3, sendo quatro cultivares e três diferentes substratos, totalizando doze tratamento, com cinco repetições cada. Foram utilizadas quatro cultivares de maracujá azedo, dentre estas, três híbridas desenvolvidas pela Embrapa, e uma cultivar encontrada no comercio local. As sementes foram dispostas em sementeiras de plástico, e após 28 dias, as plântulas mais vigoras foram selecionadas e transplantadas para vasos de 5 litros, nos quais continham diferentes substratos: i) solo puro (100%); ii) solo (80%) + cama de frango (20%); e iii) solo (80%) + esterco bovino (20%). Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta, o diâmetro do caule, o número de folhas, taxa fotossintética, condutância estomática, transpiração, massa fresca e seca da raiz e da parte área, e o volume de raiz. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, ao nível de 5% de significância, utilizando o software SISVAR. Observou-se que os substratos com composto orgânico apresentaram melhores resultados no desenvolvimento vegetativo do maracujazeiro em todas as cultivares avaliadas, quando comparados aos tratamentos com solo puro. Os tratamentos com o substrato de esterco bovino para todas às cultivares foi o mais eficiente, tendo maiores destaques as cultivares BRS Sol do Cerrado e BRS Gigante Amarelo, que obtiveram melhores respostas ao referido substrato em todos as variáveis analisadas
Thesagro: Maracujá
Passiflora Edulis
Muda
Matéria Orgânica
Crescimento
Palavras-chave: Sustentabilidade
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.22533/at.ed.3972321033
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AVALIACAO-DO-DESENVOLVIMENTO.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace