Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154830
Título: Comportamento ingestivo de caprinos das raças Moxotó e Canindé em confinamento recebendo dois níveis de energia na dieta.
Autoria: BARRETO, L. M. G.
MEDEIROS, A. N. de
BATISTA, A. M. V.
FURTADO, D. A.
ARAUJO, G. G. L. de
LISBOA, A. C. C.
PAULO, J. L. de A.
SOUZA, C. M. S. de
Afiliação: LÍGIA MARIA GOMES BARRETO, Pós-graduando em Zootecnia/CCA/UFPB - Areia-PB; ARIOSVALDO NUNES DE MEDEIROS, UFPB/CCA - Areia-PB; ÂNGELA MARIA VIEIRA BATISTA, UFRPE; DERMEVAL ARAÚJO FURTADO, UFCG; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; ANA CRISTINA CHACON LISBOA, Pós-graduando em Zootecnia/CCA/UFPB - Areia-PB; JÓRIA LEILANE DE ALBUQUERQUE PAULO, Pós-graduando em Zootecnia/CCA/UFPB - Areia-PB; CICÍLIA MARIA SILVA DE SOUZA, Doutorado Integrado em Zootecnia/CCA/UFPB - Areia, PB.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n. 4, p. 834-842, 2011.
Conteúdo: Neste trabalho foi avaliado o comportamento ingestivo de caprinos nativos do semiárido nordestino mantidos em confinamento. Foram utilizados 40 machos castrados, 20 da raça Moxotó e 20 Canindé, com peso médio inicial de 15,22 kg ± 1,78 kg, distribuídos aleatoriamente em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 × 2, com duas raças e duas dietas. Foram avaliadas duas dietas experimentais: uma com menor nível energético (2,2 Mcal de EM/kg de MS), formulada com relação volumoso:concentrado 70:30; e outra com maior nível energético (2,7 Mcal de EM/kg de MS) e relação volumoso:concentrado de 35:65. Para o comportamento ingestivo, foram realizadas observações a cada cinco minutos, durante 24 horas, para determinação do tempo despendido em alimentação, ruminação e ócio. O consumo de matéria seca, o número de bolos ruminados e de mastigações merícicas por dia, o tempo de mastigação merícica por bolo, a frequência urinária e de procura por água e o consumo de água variaram significativamente entre as raças. Os animais da raça Moxotó apresentaram maior frequência urinária e menor procura por água ao longo do dia. Entretanto, recebendo a dieta com 2,7 Mcal de EM/kg de MS, excretaram menor quantidade de urina. Caprinos das raças Moxotó e Canindé são muito seletivos e têm maior preferência pelas partículas pequenas da dieta, independentemente do seu nível energético. O fornecimento de dietas com alto nível de energia favorece a eficiência alimentar e de ruminação de caprinos Moxotó e Canindé em confinamento.
Thesagro: Caprino
Nutrição Animal
Alimentação
Ruminação
Confinamento
NAL Thesaurus: Goats
Palavras-chave: Raça nativa
Raça Moxotó
Raça Canindé
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace