Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155315
Título: Socioeconomic development and controlled deforestation important for the sustainability of the extractive reserve rio Cajari.
Autoria: FREITAS, J.
FARIAS FILHO, M. C.
MATHIS, A.
HOMMA, A. K. O.
SANTOS, K. M.
Afiliação: JOSIMAR FREITAS, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU; MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ; ARMIN MATHIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; KENNEDY MAIA SANTOS, UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE.
Ano de publicação: 2023
Referência: Caderno de Geografia, v. 33, n. 72, jan./mar. 2023.
Conteúdo: Os habitantes da Reserva Extrativista (RESEX) Rio Cajari aguardam investimentos do Estado para fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde, saneamento básico e incentivos as atividades de extrativismo, agricultura e criação de animais. Este estudo avaliou as políticas públicas institucionais, as cond ições de sobrevivência dos habitantes e suas relações com a floresta. Adicionalmente, foram avaliadas variáveis dos grupos ambiental, econômico, social e institucional com 101 entrevistados, em 23 de 31 comunidades da RESEX Rio Cajari. Aqui evidenciamos o equívoco de manter o extrativismo como apanágio, desconhecer as forças do mercado, falta de tecnologia, assistência técnica, melhorar o capital social e, mais importante, maior engajamento dos próprios extrativistas em buscarem soluções ao invés de depende rem do governo. O próprio desmatamento deve fazer parte da política ambiental, sobretudo para o segmento de pequenos produtores.
Thesagro: Política Social
Desmatamento
Palavras-chave: Atividades produtivas
Perda ecossistêmica
Sustentabilidade
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n72p226
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SOCIOECONOMIC-DEVELOPMENT.pdf541,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace