Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORAIS, I. da S. de
dc.date.accessioned2023-07-27T15:23:32Z-
dc.date.available2023-07-27T15:23:32Z-
dc.date.created2023-07-27
dc.date.issued2023
dc.identifier.citation2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155336-
dc.descriptionA aquicultura tem se destacado ano após ano no Brasil como uma das atividades agropecuárias que contribui para o cenário de produção de proteína animal de alta qualidade. Nesse contexto, o tambaqui (Colossoma macropomum) é a principal espécie nativa cultivada no país, e possui técnica de reprodução induzida já consolidada. No entanto, ainda é necessário esclarecer informações a respeito das fases reprodutivas, fundamentais para melhorar a produção, bem como é possível desenvolver novas tecnologias, como produção de população monossexo. Com base nisso, a produção de neomachos de tambaquis, pode ser uma alternativa viável, para produzir populações exclusivamente femininas, uma vez que fêmeas desta espécie apresentam crescimento superior quando comparado aos machos, culminando em maior rentabilidade. Sendo assim, a proposta dessa tese foi produzir neomachos através de tratamento hormonal com andrógenos na fase de pré-diferenciação dos juvenis. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as fases de desenvolvimento gonadal de uma população de tambaquis, e identificar a melhor dosagem de mesterolona (M) e de 17alfa-metiltestosterona (MT) para produzir neomachos de tambaqui.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMonosexo
dc.subjectPuberdade
dc.titleAvaliação da puberdade e indução de neomachos de tambaqui Colossoma macropomum através da administração de esteroides sexuais na ração.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroAquicultura
dc.subject.thesagroCultivo Intensivo
dc.subject.thesagroHormônio
dc.subject.thesagroColossoma Macropomum
dc.subject.thesagroTambaqui
dc.description.notesTese (Doutorado em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientadora: Profa. Dra Gabriela Tomas Jerônimo; Coorientadora: Profa. Dra Fernanda Loureiro de Almeida O'Sullivan.
dc.format.extent2133 f.
riaa.ainfo.id1155336
riaa.ainfo.lastupdate2023-07-27
dc.contributor.institutionIRANI DA SILVA DE MORAIS, Coorientadora: Profa. Dra Fernanda Loureiro de Almeida O’Sullivan, CPAA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese-IraniMorais.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace