Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156318
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFAGUNDES, J. P. R.
dc.contributor.authorGOBBI, P. C.
dc.contributor.authorDUARTE, A. da F.
dc.contributor.authorBONOW, S.
dc.contributor.authorCUNHA, U. S. da
dc.date.accessioned2023-09-01T20:23:33Z-
dc.date.available2023-09-01T20:23:33Z-
dc.date.created2023-09-01
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCiência Rural, Santa Maria, v. 54, n. 1, e20210677, 2024.
dc.identifier.issn1678-4596
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156318-
dc.descriptionO ácaro-rajado, Tetranychus urticae (KOCH, 1836), é uma das pragas mais importantes dos sistemas de produção de morangos em todo o mundo. Considerando a resistência de plantas como importante estratégia de manejo integrado, o presente estudo investigou os efeitos de 12 genótipos nas características biológicas desta praga, em condições de laboratório (25 ± 2 °C e UR 60 ± 10%; fotofase de 12 horas). O experimento foi realizado em condições de Laboratório sendo utilizado 12 tratamentos (genótipos), divididos em 20 repetições cada, num delineamento inteiramente casualizado. As variáveis resposta foram os parâmetros biológicos do ácaro-rajado e taxa de sobrevivência. O desenvolvimento e a sobrevivência de T. urticae foram influenciados pelos diferentes genótipos de morangueiro. A cultivar Camarosa junto ao genótipo Seleção 05 e 2017-04-03 afetaram negativamente o desenvolvimento e a sobrevivência de T. urticae. O genótipo Seleção 02 demonstrou maior suscetibilidade ao ácaro-rajado, o qual apresentou rápido desenvolvimento e elevada taxa de sobrevivência. Conclui-se que os parâmetros reprodutivos de T. urticae são afetados em função do genótipo de morangueiro, sendo ?Camarosa? e os genótipos Seleção 05 e 2017-04-03 desfavoráveis ao desenvolvimento, sugerindo uma possível resistência do tipo antibiose.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.titleAntibiosis of strawberry genotypes to the spotted spider mite.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMorango
dc.subject.thesagroTetranychus Urticae
dc.subject.thesagroÁcaro Rajado
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroPraga de Planta
dc.subject.nalthesaurusStrawberries
riaa.ainfo.id1156318
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-01
dc.contributor.institutionJOÃO PEDRO ROBE FAGUNDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; PRISCILLA COSTA GOBBI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ADRIANE DA FONSECA DUARTE; SANDRO BONOW, CPACT; UEMERSON SILVA DA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artigo-Antibiosis-of-strawberry-genotypes-to-the-spotted-spider-mite.pdf735.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace