Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156471
Título: Avaliação dos parâmetros hematológicos do Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000) expostos a diferentes concentrações de triclosan.
Autoria: GIL, J. A.
DIAS, P. da S.
BOMPADRE, T. F. V.
QUEIROZ, J. F. de
JONSSON, C. M.
CASTRO, V. L. S. S. de
ISHIKAWA, M. M.
Afiliação: JULIANA AUGUSTA GIL, Unicamp; PATRÍCIA DA SILVA DIAS, Unicamp; THIAGO FRANCISCO VENTOSO BOMPADRE, IFMT de Alta Floresta; JULIO FERRAZ DE QUEIROZ, CNPMA; CLAUDIO MARTIN JONSSON, CNPMA; VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CNPMA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 10., 2023, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, Aquabio, 2023.
Conteúdo: No ambiente aquático, a qualidade da água está intimamente ligada à saúde dos peixes e, consequentemente, de todo o ambiente. Os parâmetros hematológicos de peixes são considerados bons biomarcadores, por apresentar sensibilidade à ação de uma ampla gama de poluentes. Dentre destes destaca-se o Triclosan (TCS), devido à sua ação antimicrobiana, é utilizado em produtos de higiene pessoal causando alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a toxicidade do Triclosan sobre os parâmetros hematológicos: hematócrito, glicose e hemoglobina do Astyanax altiparanae (Lambari-do-rabo-amarelo). O experimento foi conduzido no Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia (LAE), da Embrapa Meio Ambiente Jaguariúna/SP. Foram utilizados 320 animais, com peso médio 6 ± 20g com comprimento total médio 7,63 ± 0,14cm, distribuídos em 28 aquários retangulares de vidro com volume útil de 200L. Aplicou-se aeração constante por meio de um compressor de ar, controle de temperatura 26,5 ± 1,5ºC e iluminação artificial com fotoperíodo de 11/13 (luz/escuro), constantemente monitorada de acordo com as exigências da espécie. O experimento teve duração de 14 dias sendo que a coleta de sangue foi realizada em duas etapas. A primeira em 7 dias, e a segunda em 14 dias. Foram coletados animais individualmente e aleatoriamente, em cada aquário onde estavam expostos às concentrações de 0,00062; 0,064; 0,021; 0 20; 0,66 mg.L-1 e controle. Para avaliação da respostas fisiológicas e estresse gerados pela exposição ao TCS foram avaliados os seguintes parâmetros hematológicos: hematócrito, glicose e hemoglobina. Os resultados obtidos para a primeira etapa de 7 dias demostraram uma diminuição significativa (p<0,01) dos hematócrito na concentração de 0,66 mg.L-1 quando comparado ao restante das concentrações. Para glicose houve um aumento significativo (p<0,01) na concentração de 0,66 mg.L-1, e uma diminuição significativa (p<0,01) na concentração de 0,20 mg.L-1 quando comparado com as demais. Para a hemoglobina houve uma diminuição significativa (p<0,01) na concentração de 0,66 mg.L-1, e um aumento significativo (p<0,01) na de 0,00062 mg.L-1e 0,20 mg.L-1. Para a segunda etapa de 14 dias os resultados para hematócritos, glicose e hemoglobina não houve diferença significativa, entretanto os valores de hematócrito foram menores na concentração de 0,66 mg.L-1 e maiores na glicemia, hemoglobina não houve aumento nos valores, todos ficaram constantemente próximos. Portanto, concluiu-se que o Triclosan pode alterar os parâmetros hematológicos dentro de um período de 7 dias, e após este período os animais conseguem se adaptar às condições do meio de exposição.
Thesagro: Índice Hematológico
Palavras-chave: Astyabax altiparanae
Triclosan
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-QueirozJF-et-al-X-Aquaciencia-2023.pdf487,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace