Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156479
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorANGELIS, C. F. de
dc.contributor.authorSOARES, M. P.
dc.contributor.authorSAMPAIO, F. G.
dc.contributor.authorSILVA, L. M.
dc.contributor.authorMONTANARI, B. H.
dc.contributor.authorQUEIROZ, S. C. do N. de
dc.contributor.authorCAMPOS, C. M. de
dc.contributor.authorFERNANDES, M. N.
dc.contributor.authorLONGHINI, W.
dc.contributor.authorPERES, M.
dc.contributor.authorLEITE, C. A. C.
dc.date.accessioned2023-09-06T15:24:18Z-
dc.date.available2023-09-06T15:24:18Z-
dc.date.created2023-09-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 10., 2023, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, Aquabio, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156479-
dc.descriptionA produção aquícola mundial e o consumo de pescado aumentaram significativamente, e estratégias para prevenir a prevalência de doenças associadas às operações intensivas na aquicultura têm sido amplamente investigadas, como o uso de compostos bioativos de plantas, por possuírem fontes potenciais de moléculas ativas, ambientalmente seguras e acessíveis aos antibióticos sintéticos. Os compostos bioativos de Artemisia annua possuem atividades farmacológicas e são mundialmente usados como suplemento. O presente estudo avaliou se a suplementação alimentar por 15 dias com extrato alcoólico da A. annua (ea-Aa) melhora o estresse e estado de saúde de juvenis de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Juvenis de tilápia do Nilo foram obtidos de uma piscicultura comercial e aclimatados ao sistema experimental sendo alimentados com dieta controle por duas semanas. Após o período de aclimatação, 200 peixes (30,43±0,54g) foram anestesiados com benzocaina (50 mg L?1), pesados e distribuídos aleatoriamente em 10 tanques de 400 L (20 peixes por tanque), com temperatura controlada, aeração contínua e fluxo contínuo de água. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dois tratamentos: peixes alimentados com ração controle (livre de ea-Aa) e ração contendo 0,5% de ea-Aa com cinco repetições para cada unidade experimental (tanques) tratamento. Os peixes foram alimentados diariamente (8h e 11h e 13h e 16h30) durante 15 dias, até aparente saciedade. Posteriormente, todos os peixes jejuaram por 24 horas e dez peixes por tratamento (2 peixes por tanque) foram anestesiados e o sangue foi coletado para a avaliação do estresse e indicadores imunológicos. Foram avaliados os níveis plasmáticos de glicose e cortisol, atividade respiratória leucocitária, proteína plasmática total, níveis séricos de lisozima e número de leucócitos. A suplementação com ea-Aa reduziu a concentração plasmática de cortisol, aumentou o número de leucócitos, a atividade respiratória leucocitária e a concentração sérica de lisozima. Nossos resultados confirmam que 0,5% ea-Aa por 15 dias minimizam a resposta ao estresse e aumentam a barreira protetora contra patógenos ao aumentar a lisozima, número e a atividade respiratória dos leucócitos em tilápia do Nilo. Nesse sentido, uma suplementação de ea-Aa com período mais curto pode ser aplicada antes do manejo estressante da tilápia do Nilo para aumentar a proteção dos peixes e prevenir surtos de doenças.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleO extrato alcoólico de Artemisia annua, um potencial suplemento modulador do estresse e imunidade inata de juvenis de tilápia-do-Nilo.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroArtemisia Annua
dc.subject.thesagroTilápia
riaa.ainfo.id1156479
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-06
dc.contributor.institutionCAROLINA FERNANDES DE ANGELIS, UFSCAR; MICHELLY PEREIRA SOARES, UFSCAR; FERNANDA GARCIA SAMPAIO, CNPMA; LUDMILA MENDES SILVA, UFSCAR; BEATRIZ HELENA MONTANARI, UFSCAR; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; CRISTIANE MELDAU DE CAMPOS, UEMS; MARISA NARCISO FERNANDES, UFSCAR; WOLNEY LONGHINI, Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos Ltda; MIGUEL PERES, Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos Ltda; CLÉO ALCÂNTARA COSTA LEITE, UFSCAR.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-SampaioFG-et-al-X-Aquaciencia-2023-Artemisia.pdf153.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace