Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, C. E. V. F.
dc.contributor.authorRIBEIRO, J. A. A.
dc.contributor.authorANDREANI, L.
dc.contributor.authorDAMASO, M. C. T.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. M.
dc.date.accessioned2023-09-27T20:24:08Z-
dc.date.available2023-09-27T20:24:08Z-
dc.date.created2023-09-27
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRevista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 4, n. 2, 2023.
dc.identifier.issn2675-813X
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156948-
dc.descriptionÁcidos orgânicos produzidos por rotas microbianas possuem diferentes potenciais biotecnológicos para serem explorados no setor industrial alimentício, químico, agrícola e farmacêutico. Durante a produção desses compostos, impurezas, contaminantes e pigmentos estão presentes nos meios fermentativos e dificultam a obtenção dos compostos com alta pureza, sendo este um dos principais gargalos do downstream. Neste estudo foram avaliados, em escala laboratorial, processos de purificação para o ácido láctico e ácido kójico, obtidos por meio de fermentações microbianas, as quais empregaram glicerol bruto (glicerina) coproduto do biodiesel como fontes de carbono nos bioprocessos. Para eliminação das impurezas foi empregada a técnica de separação por Extração em Fase Sólida / Solid Phase Extraction (SPE), utilizando neste estudo, cartuchos de sílica quimicamente modificada com octadecilsilano (RP18). A variável ?concentração do solvente orgânico? foi o principal parâmetro avaliado e a taxa de recuperação foi empregada para apontar os melhores resultados. A eficiência dos tratamentos de purificação para os ácidos orgânicos foi avaliada por UHPLC-PDA, com o uso de uma coluna de fase reversa. Os resultados demonstram que o uso de cartuchos RP18 separam pigmentos e impurezas presentes nos extratos fermentativos de forma total ou parcial. Os resultados obtidos indicaram que distintas condições de separação dos pigmentos do meio fermentado e remoção dos interferentes foram alcançadas para os ácidos avaliados. Os protocolos de separação desenvolvidos demonstraram potencial para as etapas de purificação/separação de ácidos orgânicos de meios fermentativos, especialmente para impurezas de natureza pigmentar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectUHPLC-PDA
dc.subjectÁcido kójico
dc.titleAplicação da extração em fase sólida na separação/purificação de ácidos orgânicos produzidos por rota microbiana a partir de resíduos agroindustriais.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroÁcido Lático
dc.subject.nalthesaurusSolid phase extraction
dc.description.notesTrabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas on-line, 2023.
riaa.ainfo.id1156948
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-27
dc.identifier.doi10.51189/conbracib2023/18439
dc.contributor.institutionCARLOS EMANOEL VIEIRA FLORES SOARES; JOSÉ ANTÔNIO AQUINO RIBEIRO; LARISSA ANDREANI CARVALHO, CNPAE; MONICA CARAMEZ TRICHES DAMASO, CNPAE; CLENILSON MARTINS RODRIGUES, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aplicacao-da-extracao-em-fase-solida.pdf331,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace