Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157133
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. P. G. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA FILHO, P. C. de
dc.contributor.authorGUIMARÃES, F. A. R.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO FILHO, A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. B. de
dc.date.accessioned2023-10-06T13:24:07Z-
dc.date.available2023-10-06T13:24:07Z-
dc.date.created2023-10-06
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCiência Florestal, v. 32, n. 4, p. 2263-2287, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157133-
dc.descriptionO presente estudo foi desenvolvido com objetivo de disponibilizar equações para estimar o volume, sortimentos (funções de afilamento) e a construção de curvas de sítio, buscando realizar a prognose do crescimento e da produção de um povoamento de Teca localizado no município de Alta Floresta, região Norte do estado de Mato Grosso, utilizando um simulador de crescimento e produção florestal denominado SisTeca. Foram utilizadas 154 parcelas permanentes, cujas remedições totalizaram 909 observações, contemplando as idades 2 a 14 anos, além da cubagem de 139 árvores pelo método de Smalian. Foram ajustados o modelo de Schumacher-Hall para estimar os volumes individuais, a função de afilamento de quinto grau para estimar sortimentos e o modelo de Schumacher para a construção de curvas de sítio. Ao final foram realizadas projeções com o SisTeca usando as equações originais (default) e inserindo no SisTeca as equações de volume, afilamento e sítio desenvolvidas nesta pesquisa. As equações de volume, afilamento e sítio ajustadas para povoamentos de Teca na região de Alta Floresta, estado de Mato Grosso, apresentaram bons resultados de ajuste e precisão e são ferramentas importantes para o manejo da Teca, seja para estimar estoques correntes, seja para inserção em sistemas de crescimento e produção como o SisTeca. O simulador da EMBRAPA para a Teca quando munido com as equações dendrométricas desenvolvidas na pesquisa gerou melhores prognoses, comparativamente aos valores observados oriundos das parcelas disponíveis para a espécie na região de Alta Floresta, estado de Mato Grosso. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de aquisição de dados mais representativos para a espécie, tanto em termos de idades como de sítio, no sentido de desenvolver sistemas de crescimento e produção robustos e/ou ferramentas dendrométricas mais eficientes visando calibrar o SisTeca.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSisTeca
dc.subjectModelagem
dc.titleSimulação da produção por sortimento de madeira em povoamentos de Tectona grandis L. na região norte do estado do Mato Grosso.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroTeca
dc.subject.thesagroProdução Florestal
dc.subject.thesagroTectona Grandis
riaa.ainfo.id1157133
riaa.ainfo.lastupdate2023-10-06
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1980509867978
dc.contributor.institutionPEDRO PAULO GOMES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE TAMAULIPAS; PAULO COSTA DE OLIVEIRA FILHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; FABIANE APARECIDA RETSLAFF GUIMARÃES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; AFONSO FIGUEIREDO FILHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CienciaFlorestal-2023-SimulacaoProducaoTectonaGrandisL.pdf3.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace