Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157833
Título: Efeito da infecção por acantocéfalos na concentração de lisozima do muco intestinal de tambaqui (Colossoma macropomum).
Autoria: SOUZA, D. C. de M.
CHAGAS, E. C.
SANTOS, M. C. dos
Afiliação: DAMY CAROLINE DE MELO SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; EDSANDRA CAMPOS CHAGAS, CPAA; MARIA CRISTINA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 10., 2023, Florianópolis. Conservar, produzir e inovar: anais eletrônicos. Florianópolis: Aquabio, 2023.
Conteúdo: A saúde dos peixes é um aspecto importante para a produtividade nas pisciculturas. O muco que recobre as mucosas dos peixes é rico em componentes imunes como peptídeos antimicrobianos, lectinas, imunoglobulinas, enzimas proteolíticas e lisozimas. Assim, o muco é um fluido corporal importante para avaliação da saúde e da resposta imune dos peixes. A lisozima é uma enzima produzida principalmente por macrófagos e participa da resposta imune inata do organismo diante de infecções. O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe cultivado em quase todo o território brasileiro que enfrenta diversos desafios sanitários, dentre eles a infecção pelo parasita intestinal Neoechinorhynchus buttnerae. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da infecção pelo acantocéfalo N. buttnerae sobre a concentração de lisozima presente no muco intestinal do tambaqui.
Thesagro: Peixe
Imunidade
Colossoma Macropomum
Tambaqui
Palavras-chave: Parasita
Notas: Aquaciência 2023.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Resumo-2-Aquaciencia.pdf12,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace