Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157961
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROMERA, C. M.
dc.contributor.authorRODRIGUES, D. de S.
dc.contributor.authorGAMBETTA, R.
dc.contributor.authorMENDES, T. D.
dc.date.accessioned2023-11-08T02:50:45Z-
dc.date.available2023-11-08T02:50:45Z-
dc.date.created2023-11-07
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 103-107.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157961-
dc.descriptionO ácido glicônico (AG) é um composto químico versátil com aplicação na indústria de alimentos, metalúrgica, farmacêutica, construção civil, entre outros. Sua produção a partir de biomassa lignocelulósica é uma oportunidade de aproveitamento de biomassas vegetais residuais. Neste trabalho, os principais gargalos para a síntese de AG a partir de biomassa vegetal são apresentados e discutidos. Considerando um processo totalmente enzimático em que a hidrólise de celulose para a liberação de glicose e a conversão dela em AG ocorrem simultaneamente, vários efeitos de inibição podem ocorrer, limitando a ação das enzimas hidrolíticas. Para avaliar esses efeitos, ensaios de hidrólise de bagaço de cana‑de‑açúcar pré‑tratado foram realizados na presença de diferentes concentrações iniciais de glicose e AG. Além disso, sabendo que a produção de AG causa queda do valor de pH do meio reacional, o efeito inibitório causado por alguns agentes de neutralização do pH também foram investigados. Os resultados obtidos demonstraram que a glicose é um inibidor de celulases mais forte que o AG e que o tampão citrato é o melhor agente para manutenção do pH do meio reacional. Neste estudo, não foi realizado o processo de hidrólise de celulose e síntese simultânea de AG. Entretanto, os ensaios simulando esse processo permitiram concluir que ele pode ser vantajoso, comparado ao respectivo processo com etapas de hidrólise e síntese separados, pois, ao diminuir o efeito de inibição por glicose, a redução do tempo de reação e o aumento do rendimento na produção de AG são reduzidos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁcido glicônico
dc.subjectInibição de celulases
dc.titleEfeito de glicose, ácido glicônico e sais sobre o desempenho de celulases.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCelulase
dc.subject.thesagroGlicose
riaa.ainfo.id1157961
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-07
dc.contributor.institutionCAROLINA MEDEIROS ROMERA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE; ROSSANO GAMBETTA, CNPAE; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-de-glicose-acido-gliconico.pdf533.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace