Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158040
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMATOS, M. V. R.
dc.contributor.authorMAMEDES, A. de S.
dc.contributor.authorSOUZA, E. G. de
dc.contributor.authorSILVA, T. T. da
dc.contributor.authorNORMANDO, C. A.
dc.contributor.authorCRUZ, M. R. N. da
dc.contributor.authorPIMENTEL, M. A. G.
dc.date.accessioned2023-11-08T18:46:11Z-
dc.date.available2023-11-08T18:46:11Z-
dc.date.created2023-11-08
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, 8., 2023, Rio Verde, GO. Anais... Londrina: Associação Brasileira e Pós-Colheita, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158040-
dc.descriptionO trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre características físicas, como a massa específica aparente e o total de grãos avariados, com a contaminação por fumonisinas em amostras de milho. A relação entre características físicas e teores de fumonisinas pode proporcionar um método para estimar o risco de contaminação por fumonisinas em lotes de milho. Para testar esta hipótese foram avaliadas 102 amostras de milho obtidas em três safras (35 na safra 2019/18, 24 na safra 2019/20 e 41 na safra 2021/22), no campo experimental da Embrapa Milho e Sorgo e em lavouras comerciais. As amostras foram avaliadas para determinar a massa específica aparente (kg m-3), o percentual de grãos avariados e os teores de fumonisinas totais (µg kg-1). O total de grãos avariados apresentou correlação negativa e significativa com a massa específica aparente, demonstrando tendência de redução da massa específica com o aumento do total de avariados. A massa específica aparente apresentou correlação negativa e significativa com o teor de fumonisinas totais, enquanto o total de avariados apresentou correlação oposta com os teores de fumonisinas. A partir dos resultados observados pode-se verificar uma tendência na relação entre as características físicas e a contaminação por fumonisinas em amostras de milho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectClassificação de grãos
dc.titleCorrelação entre massa específica, total de avariados e incidência de fumonisinas em amostras de grãos de milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroMicotoxina
dc.subject.thesagroArmazenamento
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroQualidade
dc.format.extent2p. 317-323.
riaa.ainfo.id1158040
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-08
dc.contributor.institutionMARCUS VINICIUS RODRIGUES MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; ARTUR DE SOUZA MAMEDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; EZEQUIEL GARCIA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; THAÍNE TEIXEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; CAMILA ALVES NORMANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY; MARIA RITA NUNES DA CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Correlacao-entre-massa-especifica-total-de-avariados-e-incidencia-de-fumonisinas.pdf286,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace