Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMATOS, M. V. R.
dc.contributor.authorMAMEDES, A. de S.
dc.contributor.authorSOUZA, E. G. de
dc.contributor.authorSILVA, T. T. da
dc.contributor.authorNORMANDO, C. A.
dc.contributor.authorCRUZ, M. R. N. da
dc.contributor.authorPIMENTEL, M. A. G.
dc.date.accessioned2023-11-08T18:46:11Z-
dc.date.available2023-11-08T18:46:11Z-
dc.date.created2023-11-08
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, 8., 2023, Rio Verde, GO. Anais... Londrina: Associação Brasileira e Pós-Colheita, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158040-
dc.descriptionO trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre características físicas, como a massa específica aparente e o total de grãos avariados, com a contaminação por fumonisinas em amostras de milho. A relação entre características físicas e teores de fumonisinas pode proporcionar um método para estimar o risco de contaminação por fumonisinas em lotes de milho. Para testar esta hipótese foram avaliadas 102 amostras de milho obtidas em três safras (35 na safra 2019/18, 24 na safra 2019/20 e 41 na safra 2021/22), no campo experimental da Embrapa Milho e Sorgo e em lavouras comerciais. As amostras foram avaliadas para determinar a massa específica aparente (kg m-3), o percentual de grãos avariados e os teores de fumonisinas totais (µg kg-1). O total de grãos avariados apresentou correlação negativa e significativa com a massa específica aparente, demonstrando tendência de redução da massa específica com o aumento do total de avariados. A massa específica aparente apresentou correlação negativa e significativa com o teor de fumonisinas totais, enquanto o total de avariados apresentou correlação oposta com os teores de fumonisinas. A partir dos resultados observados pode-se verificar uma tendência na relação entre as características físicas e a contaminação por fumonisinas em amostras de milho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectClassificação de grãos
dc.titleCorrelação entre massa específica, total de avariados e incidência de fumonisinas em amostras de grãos de milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroMicotoxina
dc.subject.thesagroArmazenamento
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroQualidade
dc.format.extent2p. 317-323.
riaa.ainfo.id1158040
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-08
dc.contributor.institutionMARCUS VINICIUS RODRIGUES MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; ARTUR DE SOUZA MAMEDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; EZEQUIEL GARCIA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; THAÍNE TEIXEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; CAMILA ALVES NORMANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY; MARIA RITA NUNES DA CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REY; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Correlacao-entre-massa-especifica-total-de-avariados-e-incidencia-de-fumonisinas.pdf286,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace