Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158284
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorWOJCIECKOWSKI, F. O.
dc.contributor.authorMARQUES, R. M.
dc.contributor.authorBASTOS, J. A.
dc.contributor.authorVIGNA, G. de S.
dc.contributor.authorGAMBETTA, R.
dc.date.accessioned2023-11-13T17:32:13Z-
dc.date.available2023-11-13T17:32:13Z-
dc.date.created2023-11-13
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF : Embrapa, 2023. p. 93.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158284-
dc.descriptionO desenvolvimento do processo de biodigestão com foco em resíduos agropecuários é uma forma de gerar renda no campo, ao gerar energia e fertilizante, e ao mesmo tempo destinar de forma ambientalmente correta os resíduos gerados em suas atividades, inserindo‑se na bioeconomia e na descarbonização da economia. Contudo, para a realização de estudos de biodigestão, são importantes a origem e a reprodutibilidade do inóculo utilizado nos experimentos. Nesse contexto, foi necessário montar e operacionalizar um biodigestor para produção de inóculo de 160 L, com 120 L de inóculo inicialmente composto por digestato de biodigestor oriundo da suinocultura (80%) e de dejeto bruto bovino (20%). Na operação desse biodigestor, foi implementada uma série de métodos para acompanhar as variáveis de processo relevantes, tais como pH, alcalinidade, sólidos voláteis, sólidos totais, demanda química de oxigênio, nitrogênio total Kjeldahl, nitrogênio amoniacal e produção de metano, para assim assegurar uma operação contínua e estável do processo de biodigestão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInóculo
dc.subjectMonitoramento
dc.titleDesafios da operacionalização do biorreator com inóculo mesofílico.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiodigestor
dc.subject.thesagroResíduo
dc.subject.thesagroEnergia
dc.subject.thesagroFertilizante
riaa.ainfo.id1158284
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-13
dc.contributor.institutionFELIPE ORCELLI WOJCIECKOWSKI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; RAFAEL MOREIRA MARQUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JHENIFER ALINE BASTOS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; GABRIEL DE SZECHY VIGNA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ROSSANO GAMBETTA, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desafios-da-operacionalizacao.pdf372.27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace