Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158348
Título: Ácido oxálico aumenta a solubilização de potássio de biocarvão de lodo de esgoto.
Autoria: SANTOS, M. G. B. dos
COSTA, C. R.
PAIVA, A. B.
MENDES, G. de O.
MARTINS, E. de S.
MARCHI, G.
VIANA, R. da S. R.
FIGUEIREDO, C. C. de
Afiliação: MARCELA GRANATO BARBOSA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CAMILA RODRIGUES COSTA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ANDRESSA BLASI PAIVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GILBERTO DE OLIVEIRA MENDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; GIULIANO MARCHI, CPAC; RHAILA DA SILVA RODRIGUES VIANA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CÍCERO CÉLIO DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 7., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 238-242.
Conteúdo: O biocarvão de lodo de esgoto (BLE) tem sido apresentado como um melhorador do solo capaz de substituir fertilizantes convencionais. Por possuir altos teores de P, N, Ca e Zn, o BLE pode ser considerado um fertilizante multinutriente. Entretanto, o BLE apresenta baixos teores de K, predominantemente em formas químicas de difícil disponibilização. Uma possível alternativa para aumentar a eficiência do BLE como fornecedor de K seria o seu tratamento com ácidos orgânicos. O ácido oxálico tem se destacado pela sua eficiência em solubili zar K de agrominerais. Considerando que o BLE apresenta formas químicas diversas de K, o presente estudo busca entender o efeito do ácido oxálico na solubilização de K presente em BLEs produzidos em diferentes temperaturas de pirólise (300 °C (BLE300) e 500 °C (BLE500)). Os BLEs foram incubados em soluções de ácido oxálico em diferentes concentrações (0,33 mol/L; 0,67 mol/L e 1 mol/L). Após cada tempo de incubação (3 horas, 12 horas, 24 horas, 2 dias, 5 dias, 7 dias e 10 dias), o BLE foi separado das soluções por meio de filtragem. Os resultados indicaram que o ácido oxálico aumenta a solubilização de K dos biocarvões. Na maior concentração, o ácido oxálico solubilizou cerca de cinco e sete vezes mais K presente no BLE300 e BLE500, respectivamente, comparados ao controle (em água). Os resultados também mostraram que a reação acontece de forma rápida e a maior parte da liberação de K acontece logo nas três primeiras horas. Portanto, conclui?se que o ácido oxálico foi eficiente em liberar K dos BLE, aumentando assim o potencial fertilizante dos biocarvões. Estudos devem ser realizados para entender a ação do ácido oxálico na liberação de K de BLE no sistema solo?planta.
Thesagro: Ácido Oxálico
Potássio
NAL Thesaurus: Biochar
Palavras-chave: Iodo de esgoto
Solubilização de potássio
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Acido-oxalico.pdf245,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace