Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158808
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, F. A. M. da
dc.contributor.authorLUIZ, A. J. B.
dc.date.accessioned2024-03-21T12:32:52Z-
dc.date.available2024-03-21T12:32:52Z-
dc.date.created2023-11-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 22., 2023, Natal, RN. Anais... Serra Talhada, PE: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2023. p. 1-12.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158808-
dc.descriptionDepois de calibrados, os modelos biofísicos podem ser utilizados com dados históricos para calcular a produtividade dos cultivos agrícolas considerando longo período de tempo. O objetivo desse trabalho foi calibrar e testar o modelo STICS (S imulateur mul TI disciplinaire de C ulture S tandardtandard), e estudar a distribuição de probabilidade da produtividade de grãos das cultivares de soja BRS7482RR e a BRS8383IPRO, em função de diferentes datas de semeadura. Os experimentos foram implantados em blocos inteiramente casualizados com 4 repetições. Foram realizadas amostragens destrutivas, para determinação do índice de área foliar (IAF) e do acúmulo de matéria seca da parte aérea (MS) da cultura. Os dados de umidade do solo foram obtidos em três profundidades por meio de sensores TDR (Time Domain Reflectometer) e por gravimetria. O modelo apresentou bom ajuste na simulação do IAF, da MS e da produtividade de grãos das duas cultivares. Apesar do modelo STICS apresentar resultados satisfatórios, observou-se uma tendência geral em superestimar a dinâmica de água no solo nas camadas mais profundas, independente do período avaliado (seco ou úmido). Em relação a simulação da produtividade, as maiores foram obtidas a partir da semeadura do segundo decêndio de outubro até final de dezembro e, os menores rendimentos resultaram das simulações com semeadura no 1º decêndio de setembro até o 1º decêndio de outubro. O modelo STICS, foi um bom preditor do rendimento da soja, podendo ser utilizado na indicação ou posicionamento das melhores datas de semeadura e da previsão de safras dessa cultura nas condições edafoclimáticas de Planaltina-DF.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectData de semeadura
dc.subjectModelo biofísico
dc.titleParametrização do modelo Stics para estimativa de produtividade de duas cultivares de soja em Planaltina, Distrito Federal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSemeadura
dc.subject.thesagroPrevisão de Safra
dc.subject.nalthesaurusSowing date
dc.format.extent2p. 1-12
riaa.ainfo.id1158808
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-21
dc.contributor.institutionFERNANDO ANTONIO MACENA DA SILVA, CPAC; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AA-LuizJAB-XXII-CBAGRO-2023-Parametrizacao....pdf957.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace