Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158990
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMANSO, A. D.
dc.contributor.authorBACELAR, C. G.
dc.contributor.authorPORTOCARRERO, H.
dc.contributor.authorANDRADE, A. G. de
dc.date.accessioned2023-12-02T10:43:41Z-
dc.date.available2023-12-02T10:43:41Z-
dc.date.created2023-11-30
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 19., 2022, Rio de Janeiro. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2022. p. 144-148.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1158990-
dc.descriptionO recente histórico de crises hídricas cada vez mais recorrentes, tem deixado o governo dos principais centros urbanos do país em alerta, uma vez que a escassez de água coloca em xeque a manutenção de atividades industriais e agrícolas, assim como a garantia de abastecimento e geração de energia destinado à população em geral. Parte deste fenômeno atribui-se aos impactos resultantes da constante degradação ambiental e a imprevisibilidade das mudanças climáticas. Estratégias como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), surgem da necessidade de reverter o quadro de degradação que chegamos, culminando na perda de importantes Serviços Ecossistêmicos (SEs) em muitos casos, dessa forma, vislumbra dotar de valor econômico as ações voltadas para conservação da natureza e seus atributos, geradas por produtores rurais por meio do princípio "protetor-recebedor". O monitoramento dos parâmetros hidrossedimentológicos pretende preencher uma lacuna na avaliação do impacto efetivo dos tratamentos testados pelo Projeto: Produtores de Águas e Florestas (PAF) sob o balanço hídrico em suas áreas de abrangência contempladas, uma vez que as metodologias de valoração até então adotadas não envolvem variáveis relacionadas à hidrologia das vertentes e a qualidade do solo, mas sim, exclusivamente de caráter vegetativo. A partir de instrumentação implementada na propriedade Sítio Vô Lisse, localizada no município de Mendes, o monitoramento vem sendo conduzido através de 4 parcelas de erosão de (22 m x 4 m) instaladas no terço superior de uma vertente, 16 Sensores de Matriz Granular distribuídos igualmente no interior de cada parcela nas profundidades de 5 – 15 cm e 15 – 25 cm e 2 pluviômetros instalados próximos a estação experimental.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPSA hídrico
dc.subjectParcelas de Erosão
dc.subjectSensor de Matriz Granular
dc.subjectHydric balance
dc.subjectHydro PES
dc.subjectErosion Plots
dc.subjectGranular Matrix Sensor
dc.titleMonitoramento de parâmetros hidrossedimentológicos para valoração de serviços ambientais no âmbito do projeto: Produtores de Água e Floresta (Paf) sub-bacia do Rio Sacra Família.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBalanço Hídrico
riaa.ainfo.id1158990
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-01
dc.contributor.institutionAYRTON DURÃES MANSO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; CAIO GABRIEL BACELAR, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; HUGO PORTOCARRERO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Monitoramento-de-parametros-hidrossedimentologicos-para-valoracao-de-servicos-ambientais-2022.pdf1.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace