Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159003
Título: Monitoramento do escoamento superficial em um programa de pagamento por serviços ambientais hídrico.
Autoria: MANSO, A. D.
BACELAR, C. G.
PORTOCARRERO, H.
ANDRADE, A. G. de
Afiliação: AYRTON DURÃES MANSO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; CAIO GABRIEL BACELAR, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; HUGO PORTOCARRERO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA, 30., 2022, Foz do Iguaçu. Anales [...]. Madrid: IAHR Publishing, 2023. v. 2, p. 814-823.
Conteúdo: Levando em consideração o atual cenário de degradação ambiental promovido principalmente pela ação antrópica sob o meio ambiente ao longo das últimas décadas, a elaboração de metodologias de valoração e conservação ambiental como os programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) surgem como resposta para conservação dos diferentes ecossistemas e garantia de seus serviços assim como seus recursos naturais. Nesse sentido, o presente estudo busca através do monitoramento do escoamento superficial e dos processos erosivos desencadeados pela ação da água, compreender o impacto destes sobre os solos, considerando-os importante variável para a resposta do balanço hídrico das bacias hidrográficas sob regime de programas de PSA hídrico. A metodologia utilizada no monitoramento consistiu na utilização de parcelas de erosão em conjunto de pluviômetros para leitura diária da chuva. Quatro parcelas de 22x4 metros cada uma com duas caixas de 1000 L anexadas foram instaladas em uma propriedade rural contemplada pelo Produtores de Água e Floresta (PAF), onde o estudo vem sendo conduzido. A partir dos primeiros resultados obtidos nessa fase inicial de monitoramento, foram observados 13 eventos de chuva onde o total mensurado foi de 174 mm e em apenas 4 destes eventos houve escoamento superficial assim como perda de sedimentos. Embora cada parcela tenha passado por diferentes tratamentos, o volume total escoado por elas desde o início do monitoramento foi de 6,54 mm, assim como o total de sedimentos foi de 44, 280 (g/m²).
NAL Thesaurus: Runoff
Palavras-chave: Parcelas de erosão
PSA hídrico
Escoamento superficial
Erosion plots
Hydric PES
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monitoramento-do-escoamento-superficial-em-um-programa-2023.pdf873,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace