Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159004
Título: Parcelas de controle de erosão para avaliação de estratégias de restauro florestal no âmbito da sub bacia do Rio Sacra Família - RJ.
Autoria: MANSO, A. D.
PORTOCARRERO, H.
ANDRADE, A. G. de
Afiliação: AYRTON DURÃES MANSO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; HUGO PORTOCARRERO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: ENCONTRO NACIONAL DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, 24., 2022, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Recife: Even3 Publicações, 2022.
Conteúdo: Devido à constante degradação do meio ambiente ao longo das últimas décadas provocada pelas ações antrópicas que ocasionam a perda de serviços ecossistêmicos (SEs) providos pela natureza, diferentes programas de conservação e sustentabilidade vêm sendo desenvolvidos a fim de mitigar os impactos ambientais no âmbito das bacias hidrográficas garantindo a segurança alimentar, hídrica e energética das regiões contempladas. Neste contexto, os programas de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) vem sendo adotados em áreas prioritárias para restauração ambiental, a presente pesquisa visa contribuir com subsídios para o aperfeiçoamento da experiência adotada na Sub Bacia do Rio Sacra Família no estado do Rio de Janeiro na região do Médio Vale do Paraíba do Sul, a partir do monitoramento das estratégias utilizadas para recuperação florestal, por meio de parcelas de erosão. Quatro parcelas de 22x4 metros foram instaladas no interior de uma das onze propriedades contempladas no município de Mendes pelo Produtores de Água e Floresta (PAF), onde foram plantadas cerca de 140 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em duas das quatro parcelas, nas outras duas, em uma foi realizada a remoção total da vegetação presente a fim de expor completamente o solo e na outra foi feita a roçada para o rebaixamento da gramínea existente. Amostras de solo foram coletadas no interior de cada parcela antecedendo ao plantio das mudas assim como também o monitoramento do escoamento superficial a cada evento pluvial, a fim de futuramente ser possível a avaliação do impacto de cada estratégia executada no programa.
Palavras-chave: Parcelas de erosão
PSA hídrico
Recuperação de áreas degradadas
Erosion plots
Hydric PES
Recovery of degraded areas
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.29327/177483.1-1
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Parcelas-de-controle-de-erosao-para-avaliacao-de-estrategias-2022.pdf239,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace