Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, T. E. de M.
dc.contributor.authorMORAIS, R. B.
dc.contributor.authorSOARES, A. A. V.
dc.contributor.authorPROTÁSSIO, T. de P.
dc.contributor.authorGONÇALVES, D. de A.
dc.contributor.authorARRIEL, D. A. A.
dc.date.accessioned2023-12-01T16:32:42Z-
dc.date.available2023-12-01T16:32:42Z-
dc.date.created2023-12-01
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS, 10., 2023, Monte Carmelo. Anais... [Uberlândia: UFU], 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159023-
dc.descriptionTachigali vulgaris (tachi-branco) é uma espécie nativa que vem ganhando espaço entre espécies potenciais da silvicultura. Pesquisas têm mostrado sua adequabilidade ao estabelecimento de plantios puros em especial para fins de energia da biomassa. Dentre a demanda de informação para o manejo desta espécie está a construção de modelos preditivos acurados, que estimem variáveis de difícil medição em função das de fácil medição. Neste estudo, avaliou-se um grupo de modelos estatísticos para a estimação da altura total (ht) das árvores em função de seu diâmetro a 1,30 m de altura (dap) em três testes de procedência e progênies de tachi-branco instalados nos estados do Pará e Amapá. Por volta dos 10 anos de idade, mediu-se a ht e o dap de todas as árvores. Na análise, 70% dos dados foram utilizados para o ajuste dos modelos e 30% para validação. As estatísticas de qualidade (EQ) utilizadas para avaliar e comparar a acurácia dos modelos tanto para a partição do ajuste quanto da validação foram: raiz quadrada do erro quadrático médio (RQEM), média das diferenças absolutas (MDA) e coeficiente de correlação de Pearson entre valores observados e estimados (ryy). Os modelos apresentaram valores de EQ similares a de espécies florestais silviculturais, como o eucalipto. Ao comparar as EQ do ajuste, o modelo de Gompertz apresentou-se como mais acurado, muito embora não tenha havida diferença marcante entre os demais. Tampouco houve grande diferença entre as EQ da validação sendo Chapman & Richards e Campos & Leite 1, ligeiramente mais acurados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectModelos preditivos
dc.subjectMensuração florestal
dc.subjectTachi-branco
dc.titleModelagem da relação hipsométrica em testes de procedências e progênies de Tachigali vulgaris.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTaxi Branco
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroEnergia
riaa.ainfo.id1159023
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-01
dc.contributor.institutionTAYLLOR EDUARDO DE MACÊDO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; ROBERTA BARBOSA MORAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; ALVARO AUGUSTO VIEIRA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; THIAGO DE PAULA PROTÁSSIO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; DELMAN DE ALMEIDA GONCALVES, CPATU; DANIELE APARECIDA ALVARENGA ARRIEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MODELAGEM-DA-RELACAO.pdf378,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace