Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159028
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARTINS, A. M.
dc.contributor.authorARRIEL, D. A. A.
dc.contributor.authorGONÇALVES, D. de A.
dc.contributor.authorPROTÁSSIO, T. de P.
dc.contributor.authorMIRANDA, R. O. V. de
dc.contributor.authorSOARES, A. A. V.
dc.date.accessioned2023-12-01T17:32:28Z-
dc.date.available2023-12-01T17:32:28Z-
dc.date.created2023-12-01
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS, 10., 2023, Monte Carmelo. Anais... [Uberlândia: UFU], 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159028-
dc.descriptionDentre as espécies florestais nativas com potencial para plantios florestais, o Tachigari vulgaris (tachi-branco) se destaca pela forte aptidão para recuperação de áreas degradadas e por possuir madeira com características desejáveis para a geração de energia de biomassa. Dentre essas características, destaca-se a densidade a madeira de 0,493g cm-3 a 0,663g cm-3, compatível com a de genótipos de eucalipto. Uma peculiaridade dos plantios de tachi é a presença de bifurcações em plantios homogêneos, levando a questionamentos se o tipo de fuste influência na densidade básica da madeira. O objetivo deste trabalho foi avaliar se a presença de bifurcação tem efeito na densidade da madeira quando a dimensão do tronco é considerada na análise. A área de estudo está localizada no distrito Monte Dourado, cidade de Almerin, PA. O experimento foi instalado em 2010 com 6 diferentes espaçamentos de plantio e aos 7 anos foram derrubadas três árvores por tratamento, por bloco, totalizando 54 árvores para a análise da densidade. A densidade básica foi obtida seguindo as recomendações da NBR 11941. Para testar a hipótese deste trabalho foi utilizada a comparação de modelos aninhados pelo teste de razão de verossimilhança a 5% de significância. Os processamentos foram realizados no software R. Não houve diferença significativa entre os modelos com e sem a variável tipo de fuste (bifurcado ou não), indicando que na presença do DAP como covariável, o fato de os fustes serem de árvores bifurcadas ou não bifurcadas não tem efeito significativo sobre a densidade básica da madeira.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTachi-branco
dc.subjectDensidade básica da madeira
dc.subjectTachigari vulgaris
dc.titleExiste diferença na densidade da madeira de árvores bifurcadas e não bifurcadas de Tachigali vulgaris?
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSilvicultura
dc.subject.thesagroTaxi Branco
riaa.ainfo.id1159028
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-01
dc.contributor.institutionAMANDA MARIA MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; DANIELE APARECIDA ALVARENGA ARRIEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; DELMAN DE ALMEIDA GONCALVES, CPATU; THIAGO DE PAULA PROTÁSSIO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; RODRIGO OTÁVIO VEIGA DE MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; ALVARO AUGUSTO VIEIRA SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EXISTE-DIFERENCA-NA-DENSIDADE.pdf216.72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace