Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159155
Título: Manejo da adubação orgânica na cultura do dendê em sistemas agroflorestais, Tomé-Açu/PA.
Autoria: CASTELLANI, D. C.
SOUSA, G. O. de
COSTA, C. B.
CABRAL, C.
CARDOSO, L. S.
VASCONCELOS, S. S.
Afiliação: DÉBORA C. CASTELLANI, NATURA; GIZELE ODETE DE SOUSA, NATURA; CAMILA BRÁS COSTA, NATURA; CRISTIANE CABRAL, Bolsista Instituto Euvaldo Lodi; LAYSSA SOUZA CARDOSO, CAMTA - Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
Conteúdo: O Dendezeiro é a mais produtiva de todas as oleaginosas, pode crescer em uma ampla diversidade de ambientes e condições do solo. Contudo, sendo um cultivo altamente demandante de nutrientes necessita de grandes quantidades de adubo para otimizar a produtividade. O cultivo de dendê em sistemas agroflorestais e sob manejo orgânico contribuem para a qualidade do solo, altas produtividades e menor vulnerabilidade do sistema frente às mudanças climáticas. O estudo foi realizado em três sistemas agroflorestais implementados em 2008, onde as áreas de estudo situam-se no município de Tomé-Açu, Pará. O estudo foi realizado em parceria com Natura, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), como estratégia para a produção agroflorestal de dendê ( Elaeis guineensis ) na Amazônia, buscando gerar impactos socioambientais positivos como a diversificação de renda e os serviços ecossistêmicos. Na adubação do sistema foram adotados os princípios da agricultura orgânica. A composição nutricional de cada insumo foi calculada em função dos dados disponibilizados pelos fornecedores. Foram contabilizados os dados de adubação no período 2008 a 2018 para os produtos calcário dolomítico, fosfato de Arad, Yoorin, moinha de carvão, cama de frango, composto da CAMTA, farinha de osso, torta de mamona, torta de dendê, micronutrientes, cacho vazio de dendê, bórax, produbor 10, polissulfato de potássio e sulfato de potássio. Verificou-se que a adubação orgânica e o manejo de nutrientes favoreceram a baixa ocorrência de deficiências nutricionais do dendê cultivado em sistemas agroflorestais, promovendo melhor desenvolvimento e aumento da produtividade das plantas de dendê.
Thesagro: Nutrição Vegetal
Dendê
Elaeis Guineensis
Palavras-chave: Agrofloresta
Nutrição de plantas
SAFTA
Agricultura regenerativa
Commodity
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MANEJO-DA-ADUBACAO-ORGANICA.pdf369,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace