Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159702
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIMA, R. S.
dc.contributor.authorMARINI, J. A.
dc.contributor.authorSANTOS, W. R. dos
dc.contributor.authorGUIDUCCI, R. do C. N.
dc.contributor.authorLAVIOLA, B. G.
dc.date.accessioned2023-12-20T18:50:31Z-
dc.date.available2023-12-20T18:50:31Z-
dc.date.created2023-12-14
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CRUZ, J. E.; JUNQUEIRA, A. M. R.; TELLES, C. C. (org.) Estudos em agronegócio: tecnologias sociais aplicadas à agropecuária. Goiânia: Kelps, 2023. v. 6. p. 139-153.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159702-
dc.descriptionO propósito deste estudo consiste em examinar os efeitos ambientais e socioeconômicos decorrentes da utilização do aplicativo “Mais Canola” como ferramenta de informação e comunicação voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva da Canola no Brasil. Para realizar essa avaliação de impacto, empregou-se o método Ambitec-TIC, por meio de entrevistas realizadas com a equipe de pesquisa da Embrapa e os utilizadores do aplicativo. Os resultados revelam um índice global de impacto do aplicativo de 7,94. No que tange ao âmbito ambiental, destacam-se os critérios relacionados à conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às práticas e políticas fundamentais para a sustentabilidade. No contexto econômico, os aspectos mais relevantes referem-se à produtividade, rentabilidade e eficiência na aquisição de dados e informações. No domínio social, os critérios com melhor desempenho englobam a qualidade dos recursos de informação e a eficácia e aplicabilidade em programas, ações ou políticas públicas. A avaliação de impacto realizada por meio da metodologia Ambitec-TIC reforça o impacto positivo da adoção do aplicativo “Mais Canola” como uma tecnologia de informação e comunicação benéfica para o cultivo da Canola, com resultados positivos observados na maioria dos critérios ambientais, econômicos e sociais avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrucifera
dc.subjectAmbitec-TIC
dc.titleImpactos socioeconômicos e ambientais do uso do aplicativo "mais canola" por stakeholders da cadeia produtiva de canola no Brasil.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroBrassica Napus
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.thesagroAgricultura Sustentável
dc.subject.thesagroImpacto Ambiental
dc.subject.thesagroImpacto Econômico
dc.subject.nalthesaurusCanola
riaa.ainfo.id1159702
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-20
dc.contributor.institutionRICHARDSON SILVA LIMA, CNPAE; JOSE ADRIANO MARINI, CNPAE; WELLINGTON RANGEL DOS SANTOS, CNPAE; ROSANA DO CARMO NASCIMENTO GUIDUCCI, CNPAE; BRUNO GALVEAS LAVIOLA, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Impactos-Socioecnomicos.pdf722.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace