Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159707
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCORREIA, J. R.
dc.contributor.authorSILVA, ALINE O. DA
dc.contributor.authorSANTOS, ÁLVARO DOS
dc.contributor.authorSILVA, NÁDIA B. DA
dc.contributor.authorLIMA, M. B. V. S.
dc.contributor.authorSILVA, A. P. F.
dc.date.accessioned2023-12-14T13:32:52Z-
dc.date.available2023-12-14T13:32:52Z-
dc.date.created2023-12-14
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 19, n. 1, 2024. Edição dos Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159707-
dc.descriptionO presente relato narra a experiência de capacitação participativa sobre o uso de ferramentas digitais em práticas de campo para registro de elementos do patrimônio cultural e ambiental do Assentamento Nova Esperança, em Olho D´Água do Casado, sertão do rio São Francisco em Alagoas. Buscou-se dialogar e indicar ferramentas digitais de fácil uso e acesso, especialmente por meio de um celular, para que, de maneira autônoma, pudessem realizar o registro do que consideram como importante para a manutenção de seus modos de vida, saúde e alimentação, com base em sistemas agroecológicos e até mesmo para busca de alternativas de renda. As oficinas envolveram adultos, jovens filhas e filhos de agricultores do assentamento, sendo estruturada com base em metodologias participativas. Foi estruturada em uma parte teórica com trocas de saberes e uma parte prática, envolvendo a construção de uma trilha de percurso com pontos de localização entre a Sede da Associação Pegadas na Caatinga e o Sítio Arqueológico do Poldinho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectMapeamento participativo
dc.subjectPatrimônio cultural e ambiental
dc.subjectCapacitação participativa
dc.subjectRio São Francisco
dc.subjectFerramentas digitais
dc.subjectSistemas agroecológicos
dc.subjectTrilha de percurso
dc.titleOficinas sobre ferramentas e práticas de registro de campo como instrumento de valorização do patrimônio cultural e ambiental do assentamento Nova Esperança, em Olho D'água do Casado-AL.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroReforma Agrária
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1159707
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-14
dc.contributor.institutionJOAO ROBERTO CORREIA, CNAT; ALINE O. DA SILVA; ÁLVARO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; NÁDIA B. DA SILVA; MARIA BETÂNIA V. S. LIMA, Escola Municipal D. Pedro II; ANA PAULA F. SILVA, Associação Pegadas na Caatinga.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OficinasFerramentasPraticas.pdf175.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace