Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159714
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGOMES, A. L. de
dc.contributor.authorSOARES, J. P. G.
dc.contributor.authorJUNQUEIRA, A. M. R.
dc.contributor.authorPANTOJA, M. J.
dc.date.accessioned2023-12-14T14:32:43Z-
dc.date.available2023-12-14T14:32:43Z-
dc.date.created2023-12-14
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. SOBER 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159714-
dc.descriptionA agricultura orgânica é praticada em sua maioria por produtores familiares. Pela diversidade, os sistemas orgânicos exigem do produtor a adoção de técnicas produtivas inovadoras e adaptáveis, em função da necessidade de atendimento às restrições atribuídas pelas normas rígidas estabelecidas no sistema de produção orgânico. Neste contexto, a presente pesquisa busca analisar o panorama atual de adoção e desenvolvimento de novas tecnologias produtivas por parte dos agricultores orgânicos, verificando suas fontes de informação, redes de apoio, o perfil dos produtores e as técnicas desenvolvidas e adotadas. Para tanto, um questionário eletrônico foi encaminhado, via aplicativo WhatsApp, a 2.325 produtores constantes do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos-CNPO do Ministério da Agricultura-MAPA. Os dados foram submetidos a análises estatística e de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma escolaridade alta por parte dos produtores orgânicos, com desenvolvimento e implementação de novas técnicas produtivas na maioria das propriedades. As fontes de informação mais utilizadas foram por meio do contato com produtores de outras localidades, internet e associação de produtores. Com relação às redes de apoio, tiveram destaque a Associação de Produtores Orgânicos, EMATER e SENAR. Os resultados sinalizaram correlação negativa, inexistência de correlação e correlação positiva, entre grau de escolaridade, acesso ao crédito e participação em organizações e movimentos sociais quanto ao desenvolvimento de novas técnicas, respectivamente. Adicionalmente, observou-se a necessidade de maior envolvimento dos órgãos governamentais, seja por meio de políticas públicas, prestação de assistência técnica ou ações coordenadas no apoio aos produtores, especialmente quanto ao desenvolvimento e adoção de inovações tecnológicas de produção, considerando as particularidades dos produtores e do sistema de produção orgânica. As principais tecnologias desenvolvidas e adotadas pelos produtores são aquelas relacionadas com o processo produtivo, com destaque para a cobertura de solo (verde ou morta), plantio direto sobre a palha ou mato, a rotação de culturas e os processos de compostagem, assim como adoção de Sistemas Agroflorestais (SAF).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgritech
dc.titleInovações tecnológicas adotadas pelos agricultores orgânicos brasileiros.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroProdução Orgânica
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroInovação
dc.format.extent2p. 1-18
riaa.ainfo.id1159714
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-14
dc.contributor.institutionARIEL LUIZ DE SALES GOMES; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CPAC; ANA MARIA RESENDE JUNQUEIRA; MARIA JULIA PANTOJA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Joao-Paulo-INOVACOES-TECNOLOGICAS-ADOTADAS-PELOS-AGRICULTORES.pdf716.65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace