Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOBATO, E. M. G. B.
dc.contributor.authorCOMINATO, V.
dc.contributor.authorSOBRAL, D.
dc.contributor.authorSILVA, M. R.
dc.contributor.authorPINTO, M. S.
dc.contributor.authorMIGUEL, E. M.
dc.contributor.authorCOSTA, R. G. B.
dc.contributor.authorPAULA, J. C. J. de
dc.contributor.authorMOREIRA, G. de M. M.
dc.contributor.authorTEODORO, V. A. M.
dc.date.accessioned2023-12-28T15:32:16Z-
dc.date.available2023-12-28T15:32:16Z-
dc.date.created2023-12-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: COSTA, F. F.
dc.identifier.citationHÚNGARO, H. M.pt_BR
dc.identifier.citationRODARTE, M. P. (org.). Gestão, qualidade e inovações tecnológicas: produções acadêmicas em ciência e tecnologia do leite e derivados. Juiz de Fora: Editar, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160292-
dc.descriptionA implementação de programas de qualidade em toda a cadeia produtiva do leite, incluindo as etapas de transporte e comércio, é imprescindível para a obtenção de produtos lácteos de qualidade e seguros. O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre o nível de implementação de programas de qualidade e a contaminação microbiológica em 15 estabelecimentos comerciais e 20 veículos transportadores. Foram elaboradas e aplicadas listas de verificação (LV) específicas para os setores de laticínios dos estabelecimentos comerciais e para os veículos transportadores. Foram realizadas análises de microrganismos aeróbios mesófilos das mãos de manipuladores, de mesas, utensílios, equipamentos e de embalagens, e de fungos filamentosos e leveduras de embalagens e do ambiente do estabelecimento e do baú dos veículos. Houve associações positivas entre as classificações de atendimento à LV dos setores de laticínios dos estabelecimentos com os resultados microbiológicos de mãos e superfícies de contato. A avaliação das embalagens e dos ambientes demonstrou que não há associação entre as contagens de fungos filamentosos e leveduras e o grau de implementação dos programas de qualidade. São necessários parâmetros regulatórios para auxiliar a indústria e os estabelecimentos varejistas na implementação dos programas de qualidade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBoas práticas
dc.subjectSupermercado
dc.titleImplementação de programas de qualidade versus condições microbiológicas de veículos transportadores e do comércio varejista de leite e derivados.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroEmbalagem
dc.subject.thesagroFracionamento
dc.subject.thesagroHigiene
dc.format.extent2p. 11-29.
riaa.ainfo.id1160292
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-28
dc.contributor.institutionELIZA MARIA GALVÃO BENGTSON LOBATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; VANESSA COMINATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; DENISE SOBRAL, EPAMIG; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; MAXIMILIANO SOARES PINTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ELISÂNGELA MICHELE MIGUEL, EPAMIG; RENATA GOLIN BUENO COSTA, EPAMIG; JUNIO CESAR JACINTO DE PAULA, EPAMIG; GISELA DE MAGALHÃES MACHADO MOREIRA, EPAMIG; VANESSA AGLAÊ MARTINS TEODORO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implementacao-de-programas-de-qualidade-versus-condicoes-microbiologicas-de-veiculos-transportadores.pdf204.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace