Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160797
Título: Otimização nutricional da fermentação líquida visando à produção de blastosporosde Cordyceps javanica (Ascomycota: Cordycipitaceae) e sua eficiência no controle de Spodoptera frugiperda.
Autoria: LIRA, A. C. de
CANGANI, A. C. V. C.
MARINHO-PRADO, J. S.
MASCARIN, G. M.
Afiliação: ALINE CESAR DE LIRA, Departamento de Biossistemas, ESALQ/USP; ANA CLARA VIEIRA CANGANI, Embrapa Meio Ambiente; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; GABRIEL MOURA MASCARIN, CNPMA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO (SICONBIOL), 17., 2023, Juazeiro.Anais... Juazeiro: SEB; Embrapa; Univasf, 2023.
Páginas: p. 329.
Conteúdo: Blastosporos do fungo Cordyceps javanica são capazes de infectar e causar mortalidadeem inúmeras espécies de insetos-praga. A obtenção de blastosporos ocorre em meio de cultivolíquido com exigências nutricionais específicas ao crescimento do fungo. Nesse estudo, foiinvestigado o potencial de produção de blastosporos de C. javanica cepa CMAA1657 mediantemanipulação nutricional da fonte de carbono e relação C:N do meio de cultivo, seguida daavaliação da eficiência dos blastosporos produzidos sob as melhores condições nutricionais sobrelagartas de Spodoptera frugiperda. Primeiro, foi avaliado o impacto de diferentes fontes de carbono(dextrose mono-hidratada, sacarose, maltodextrina, melaço e maltose) sobre a produção deblastosporos cultivados com relação C:N de 19:1 em frascos aletados. A melhor fonte de carbonofoi utilizada para a produção em meios com relações C:N 19:1, 29:1 e 36:1, proporcionadas por 10,14 e 18% de dextrose ao meio específico em uso. O meio de cultivo mais produtivo foi utilizadopara obter blastosporos em biorreator de bancada com capacidade de 7 litros. Em seguida, avaliou-se o efeito dos blastosporos sobre a sobrevivência de lagartas de 2º ínstar de S. frugiperda. Meio decultura contendo 10% dextrose mono-hidratada proporcionou concentração de células superior àsdemais fontes (1,7x109 blastosporos/mL), após 72 horas de cultivo. Ademais, a produção foiotimizada em meio com 14 e 18% de dextrose (2x109 blastosporos/mL). Em biorreator e meiocontendo 18% de dextrose, foram obtidos 1,2x109 blastosporos/mL nas primeiras 48 horas defermentação. A mortalidade de lagartas variou de 58 a 88% para suspensões ajustadas a 1x106 e5x107 blastosporos viáveis/mL, respectivamente. Esses resultados sugerem que a escolha da fontede carbono bem como a relação C:N do meio de cultivo são fundamentais para otimizar a produçãode blastosporos por C. javanica, aliado ao potencial desses propágulos no controle de lagartas de S.frugiperda.
Thesagro: Spodoptera Frugiperda
NAL Thesaurus: Biopesticides
Palavras-chave: Biorreator
Lagarta-do-cartucho
Cordyceps javanica
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-Marinho-PradoJS-et-al-17-SICONBIOL-2023-p329.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace