Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTAVARES, V. do N.
dc.contributor.authorSILVA, I. J. S. da
dc.contributor.authorROLIM NETO, F. C.
dc.contributor.authorPARAHYBA, R. da B. V.
dc.contributor.authorMENEZES, R. S. C.
dc.contributor.authorCORREA, M. M.
dc.contributor.authorARAÚJO, M. do S. B. de
dc.date.accessioned2024-01-17T14:32:28Z-
dc.date.available2024-01-17T14:32:28Z-
dc.date.created2024-01-17
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSociedade & Natureza, v. 36, n. 1, e69886, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160914-
dc.descriptionO plantio da cana-de-açúcar emprega métodos e processos produtivos de alto potencial de impacto no meio ambiente. Todavia, essas indústrias vêm investindo em tecnologias buscando soluções, que vão desde o descarte dos resíduos produzidos até a erradicação das queimadas. Objetivou-se nesse trabalho verificar a influência da vinhaça e colheita mecanizada nos aspectos físicos e químicos de um Argissolo Vermelho Amarelo distrófico de textura média, cultivados com cana-de-açúcar. Para as análises da densidade do solo, densidade de partícula e porosidade total, a coleta de dados foi realizada através de um experimento em Delineamento Inteiramente Casualizado, com esquema fatorial, em três repetições, a fim de se analisar a interação entre os fatores tratamentos x profundidades. Para tanto, foram utilizados quatro tratamentos (T1, T2, T3 e T4), em três profundidades (0 – 20 cm, 20 – 40 cm e 40 – 60 cm), e com três repetições. Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA e comparados pelo teste de Tukey (p≤0,05) de probabilidade, utilizando-se o programa estatístico ASSISTAT 7.7 beta. Os resultados mostraram que a fertirrigação não influenciou na densidade do solo, densidade de partícula e porosidade total. Ainda em relação aos atributos físicos do solo, a colheita mecanizada influenciou no aumento da densidade do solo e porosidade total. A unidade experimental sem aplicação de vinhaça apresentou pH ácido e elevados teores de saturação por alumínio, ocasionando uma diminuição da disponibilidade de nutrientes para o solo. Contudo, pode-se concluir que as unidades experimentais tratadas com vinhaça tiveram um aumento na disponibilidade de nutrientes. Portanto, a adição de vinhaça pode ser uma estratégia importante na manutenção e aumento da fertilidade do solo a longo prazo em lavouras de cana-de-açúcar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDisponibilidade de nutrientes
dc.subjectDensidade do solo
dc.subjectDensidade de partícula
dc.subjectPorosidade total
dc.titleInfluência da vinhaça e colheita mecanizada nos aspectos físicos e químicos do solo no Município de Paudalho - PE.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusSoil density
dc.subject.nalthesaurusPorosity
dc.subject.nalthesaurusNutrient availability
dc.description.notesTambém publicado em Inglês: Influence of vinasse application and mechanized harvesting on the physical and chemical characteristics of an Argisol cultivated with sugarcane in NE Brazil.
riaa.ainfo.id1160914
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-17
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/SN-v36-2024-69886
dc.contributor.institutionVALQUÍRIA DO NASCIMENTO TAVARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; INALDO JERFSON SOBREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; FERNANDO CARTAXO ROLIM NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; RÔMULO SIMÕES CEZAR MENEZES, UNIVERSIDADE FEDERAL DEPERNAMBUCO; MARCUS METRI CORREA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; MARIA DO SOCORRO BEZERRA DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Influencia-da-vinhaca-e-colheita-mecanizada-nos-aspectos-2024.pdf543,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace