Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARAFON, A. C.
dc.contributor.authorMACHADO, J. C.
dc.contributor.authorCAMARA, T. M. M.
dc.contributor.authorSILVA, S. R. da
dc.contributor.authorADANIYA, R. K.
dc.date.accessioned2024-01-18T18:38:05Z-
dc.date.available2024-01-18T18:38:05Z-
dc.date.created2024-01-18
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 22., 2023, Natal. A agrometeorologia e a agropecuária: adaptação às mudanças climáticas: anais... Natal: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161026-
dc.descriptionO capim-elefante apresenta um dos maiores potenciais de produtividade de biomassa dentre todas as espécies de gramíneas forrageiras. No entanto, o déficit de água no solo é um dos fatores mais limitantes da produção maioria das espécies cultivadas. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o potencial de desenvolvimento e produção de biomassa de quatro variedades-elite de capimelefante (BRS Capiaçu, Madeira, Capim C6 e Capim C8) cultivadas sob irrigação, no município de Monteirópolis, região Agreste do Estado de Alagoas (bioma caatinga). As avaliações consistiram na determinação das produções de biomassa da parte aérea e da qualidade tecnológica deste material, em três ciclos de desenvolvimento, compreendidos no período de aproximadamente um ano. Além das produções de biomassa, ao final de ciclo, também foram determinados o número de perfilhos por metro linear e a estatura média das plantas de cada variedade. O maior índice de perfilhamento foi registrado na variedade Madeira (21,3 perfilhos m-1). As maiores relações folhas:colmo foram registradas nos cruzamentos C8 (0,73) e C6 (0,71) e na variedade Madeira (0,69). Os resultados demostram a grande capacidade de produção de biomassa das variedades de capim-elefante na região, associada ao rápido crescimento, a perenidade e a possibilidade de execução de múltiplos cortes anuais devido ao curto ciclo de desenvolvimento. As maiores produções médias anuais de biomassa seca foram registradas nos cruzamentos C6 e C8 (123,3 e 118,8 Mg ha-1 ano-1, respectivamente).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleVariedades elite de capim-elefante com alto rendimento de biomassa no semiárido de Alagoas, Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPennisetum Purpureum
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroBioenergia
dc.format.extent2p. 1393-1400.
riaa.ainfo.id1161026
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-18
dc.contributor.institutionANDERSON CARLOS MARAFON, CPATC; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL; TASSIANO MAXWELL MARINHO CAMARA, CPATC; SÉRGIO ROBERTO DA SILVA; ROBERTO KIYOSHI ADANIYA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Variedades-elite-de-capim-elefante-com-alto-rendimento-de-biomassa-no-semiarido-de-Alagoas.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace