Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARMO, I. L. G. da S.
dc.contributor.authorMEDEIROS, R. D. de
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, J. de A. A. de
dc.contributor.authorMONTEIRO NETO, J. L. L.
dc.contributor.authorALVAREZ, R. A. M.
dc.contributor.authorAUGUSTI, M. L.
dc.contributor.authorSILVA, D. C. V. da
dc.contributor.authorSOUSA, N. V. de
dc.date.accessioned2024-01-18T18:38:20Z-
dc.date.available2024-01-18T18:38:20Z-
dc.date.created2024-01-18
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationContribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 12, p. 29505-29517, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161032-
dc.descriptionO melão (Cucumis melo L.) tem significativa importância econômica no cenário mundial, com o Brasil destacando-se como um robusto exportador. Condições climáticas como temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e prolongados períodos de insolação são benéficas para a produção e qualidade dos frutos. A região do Nordeste de Roraima, especialmente os municípios de Bonfim e Normandia, perto da fronteira com a Guiana, possui clima semiárido com uma pluviosidade média anual entre 1.200 e 1.400 mm. Após a colheita, os produtos hortifrutícolas começam a respirar, processo que compromete a qualidade pós-colheita, levando à redução das características organolépticas, firmeza, teor de açúcares e perda de massa. Os melões Cantaloupensis e Reticulatus, climatéricos, têm elevada síntese de etileno e alta taxa respiratória nos frutos, o que resulta em deterioração do sabor, perda de firmeza e menor vida útil pós- colheita. Em contraste, melões não climatéricos, como o grupo inodorus, exibem síntese reduzida de etileno, polpa branca, aroma discreto, sem amadurecimento pronunciado e uma vida útil pós- colheita mais extensa. Vale ressaltar que o mercado de melão oferece uma diversidade de cultivares relevantes, resistentes a pragas, com alta produtividade e excelente qualidade pós-colheita. O presente trabalho teve como objetivo abordar uma revisão bibliográfica sobre o manejo do meloeiro, condições de desenvolvimento da cultura e pós-colheita de cultivares de melão na Savana de Roraima.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectClimate conditions
dc.titlePost-harvest management and characteristics of melon cultivars fruits and their prospects in the Roraima savannah: a review.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusCucumis melo subsp. melo
dc.subject.nalthesaurusVarieties
dc.subject.nalthesaurusSoil
riaa.ainfo.id1161032
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-18
dc.contributor.institutionIGNÁCIO LUND GABRIEL DA SILVA CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; ROBERTO DANTAS DE MEDEIROS, CPAF-RR; JOSÉ DE ANCHIETA ALVES DE ALBUQUERQUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; JOÃO LUIZ LOPES MONTEIRO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; RICHARD ALCIDES MOLINA ALVAREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; MAURÍCIO LOURENZONI AUGUSTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; DEILA CRISTINA VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; NATALIA VIEIRA DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Contribuciones030.pdf262,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace