Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANHOLETO, L. A.
dc.contributor.authorBRANCAGLION, G. A.
dc.contributor.authorSANTOS, D. M. dos
dc.contributor.authorKAPRITCHKOFF, R. T. I.
dc.contributor.authorCASTRO, K. N. de C.
dc.contributor.authorCANUTO, K. M.
dc.contributor.authorRODRIGUES, A. F. R.
dc.contributor.authorCORREA, D. S.
dc.contributor.authorPASTRE, J. C.
dc.contributor.authorCHAGAS, A. C. de S.
dc.date.accessioned2024-01-22T19:32:42Z-
dc.date.available2024-01-22T19:32:42Z-
dc.date.created2024-01-22
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 15., 2023, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161172-
dc.descriptionAtualmente, o uso de acaricidas químicos sintéticos é o método mais utilizado para o controle de carrapatos. A substituição periódica dos princípios ativos tem sido necessária, devido a seleção de populações resistentes. Plantas como a Acmella oleracea (Jambu) podem ser consideradas fontes de bioativos, como o espilantol, que possui atividade acaricida. Dessa forma, o presente estudo buscou avaliar o derivado sintético do espilantol, ANESPSAT, e nanoemulsões contendo esse composto sobre carrapatos Rhipicephalus microplus e Amblyomma sculptum. A atividade acaricida foi comparada com o espilantol obtido de extratos vegetais e outros derivados sintéticos. O ANESPSAT foi sintetizado por um processo de 2 etapas, compreendendo uma amidação direta de éster e uma reação de HornerWadsworth-Emmons. As nanoemulsões foram produzidas por homogeneização seguida de ultrassom, na qual o diâmetro hidrodinâmico, o índice de polidispersão e o potencial zeta foram avaliados por 21 dias, e se mostraram estáveis durante esse período. 83% das larvas de R. microplus morreram quando foram expostas a 30 mg.mL-1 do derivado ANESPE, enquanto que se obteve 97% de mortalidade nas larvas expostas a 0,5 mg.mL-1 do ANESPSAT. O composto também matou 100% das larvas de A. sculptum em concentrações superiores a 0,12 mg.mL-1. O ANESPE apresentou 74% de eficácia contra fêmeas de R. microplus expostas a 50 mg.mL-1. A eficácia do espilantol obtido de extratos vegetais foi apenas de 59% sobre as fêmeas expostas a 10 mg.mL-1 do produto. Já o ANESPSAT mostrou-se altamente eficaz (>98%) em concentrações superiores a 3.1 mg.mL-1 nesses mesmos ectoparasitas. A nanoemulsão contendo ANESPSAT também foi eficaz contra as fêmeas ingurgitadas de R. microplus, prevenindo a postura dos ovos e alcançando 100% de eficácia a 2,5 mg.mL-1 do produto. Os resultados sugerem que o ANESPSAT, derivado sintético do espilantol, poderá ser utilizado em formulações para o controle de carrapatos A. sculptum e R. microplus.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCarrapatos
dc.subjectTristeza Parasitária Bovina
dc.subjectControle
dc.subjectEspilantol
dc.subjectNanoformulação
dc.titleAtividade acaricida do derivado sintético do espilantol contra carrapatos de importância médica e veterinária.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroCarrapato
dc.format.extent243 p.
riaa.ainfo.id1161172
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-22
dc.contributor.institutionLUIS ADRIANO ANHOLETO; GUILHERME ANDRADE BRANCAGLION, UNICAMP; DANILO MARTINS DOS SANTOS; RAFAELA TAMI IKEDA KAPRITCHKOFF, UNESP; KARINA NEOOB DE CARVALHO CASTRO, CNPGL; KIRLEY MARQUES CANUTO, CNPAT; RODNEY ALEXANDRE FERREIRA RODRIGUES, UNICAMP; DANIEL SOUZA CORREA, CNPDIA; JULIO CEZAR PASTRE, UNICAMP; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade-acaricida-do-derivado-sintetico-do-espilantol-contra-carrapatos.pdf255.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace