Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161182
Título: Estimativa do índice de área foliar da videira utilizando imagens obtidas em aeronave remotamente pilotada no Submédio do Vale São Francisco,
Autoria: SANTOS, K. A. dos
MAIA, I. C.
COSTA, D. dos S.
SANTOS, C. V. B. dos
COSTA, V. S. de O.
MOURA, M. S. B. de
Afiliação: KARINE ALVES DOS SANTOS, UNIVASF; ÍCARO CARDOSO MAIA, UNIVASF; DANIEL DOS SANTOS COSTA, UNIVASF; CLOVES VILAS BOAS DOS SANTOS, UFPE; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Ano de publicação: 2023
Referência: Journal of Hyperspectral Remote Sensing, v. 13, n. 5, p. 655-667, 2023.
Conteúdo: O índice de área foliar (IAF) demonstra variações concomitantes ao estágio fenológico das plantas, estabelecendo uma estreitacorrelação com a biomassa e a produtividade vegetal. Além disso, sua dinâmica é profundamente influenciada pelos padrões climáticos, destacando sua relevância primordial no contexto do manejo de irrigação e na promoção da eficaz utilização da água na agricultura. O objetivo do presente estudo foi estimar o IAF da videira cultivada em diferentes sistemas de condução, por meio de índice de vegetação obtido a partir de imagens capturadas por câmeras acoplada veículo aéreo não tripulado (VANT). O estudo foi conduzido em um vinhedo sob três sistemas de condução (latada, lira e espaldeira), com as cultivares BRS Magna e BRS Cora, localizadono Campo Experimental de Bebedouro, Petrolina, PE. Para isso, foram utilizadas imagens aéreas nas bandas visíveis do vermelho, verde e azul (RGB) nas quais foram aplicados modelos de estimativa do IAF com base no índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI). O IAF também foi determinado em campo utilizando um ceptômetro. De acordo com os resultadosobtidos, foi possível analisar o IAF na videira obtido a partir do NDVI estimado, em especial, para os modelos cujo desenvolvimento considerou cultivos de videira. O IAF determinado ao longo do período de estudo mostrou-se semelhante em relação as diferentes metodologias propostas, no entanto, foramobservadastambémque asestimativasdo IAF em videira utilizando imagens em RGB deve ser realizadacom cautela, pois podem apresentar valores superestimados que podem ter influenciasno processo de tomadas de decisão em uma propriedade.
Thesagro: Área Foliar
Sensoriamento Remoto
Uva
NAL Thesaurus: Remote sensing
Palavras-chave: Videira
NDVI
IAF
VANT
Câmera RGB
Drone
Submédio do Vale São Francisco
Digital Object Identifier: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/jhrs/article/view/260879/45527
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace