Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161334
Título: Desempenho da cultivar de soja DM80I79 IPRO em diferentes ambientes do Cerrado Tocantinense.
Autoria: ENEAS, J. S. M.
EVANGELISTA, B. A.
LIMEIRA, A. S.
PAZ, L. R. de S.
DIAS, T. S. dos S.
PEIXOTO, T. L.
SIMON, J.
CAMARGO, F. P. de
ALVES, M. V. G.
Afiliação: JÚLIA STEPHANE MELO ENEAS, mestrand UFT; BALBINO ANTONIO EVANGELISTA, CNPASA; ARTEMISIA SOARES LIMEIRA, graduanda Porto Nacional-TO; LAURA RESPLANDES DE SOUSA PAZ, Bolsista CNPASA; TAÍS SOUZA DOS SANTOS DIAS, mestranda ESALQ; THARLYSON LIMA PEIXOTO, Centro Universitário Católica do Tocantins; JONES SIMON, CNPASA; FRANCELINO PETENO DE CAMARGO, CNPASA; MARCOS VINICIUS GIONGO ALVES, UFT.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 22., 2023, Natal. A agrometeorologia e a agropecuária: adaptação às mudanças climáticas: anais... Natal: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2023.
Páginas: p. 2244-2254.
Conteúdo: Diante das particularidades edafoclimáticas do Cerrado Tocantinense, a compreensão do comportamento dos fatores abióticos dentro da exploração da cultura da soja é fundamental para superar as limitações existentes e, consequentemente, aumentar a sua produtividade no Estado. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o crescimento, desenvolvimento e rendimento da cultivar de soja DM80i79 IPRO no Cerrado Tocantinense, levando em consideração diferentes ambientes. Os experimentos foram conduzidos no ano safra de 2022/23 nos municípios de Palmas - TO e Porto Nacional - TO. A implantação dos experimentos ocorreu no final de novembro de 2022 com a semeadura da cultivar DM80i79 IPRO nas duas localidades. Foram realizadas avaliações do comportamento das variáveis climáticas durante o cultivo da soja e do desempenho agronômico e produtivo da cultura. As médias das variáveis analisadas foram submetidas ao teste de Scott-Knott (p<0,01) e apresentadas na forma de gráficos. Os dados climáticos coletados e estimados através do modelo SARRA também foram apresentados na forma de gráficos. O crescimento, desenvolvimento e rendimento da cultivar DM80i79 IPRO não apresentaram diferenças significativas quando comparadas as diferentes localidades onde foi cultivada, refletindo, portanto, um desempenho padrão para a cultivar nos ambientes do Cerrado Tocantinense. A cultivar DM80i79 IPRO apresentou uma alta eficiência produtiva para a região em condições climáticas favoráveis ao seu cultivo.
Thesagro: Soja
Glycine Max
Produtividade
Características Agronômicas
Cerrado
Palavras-chave: Tocantins
ISBN: 978-65-85111-14-0
Notas: CBAGRO 2023.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
cbagro-2023-p2244.pdf558,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace