Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161365
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorUMMUS, M. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, T. J. A. de
dc.contributor.authorPEDROZA FILHO, M. X.
dc.date.accessioned2024-01-26T14:32:40Z-
dc.date.available2024-01-26T14:32:40Z-
dc.date.created2024-01-26
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA POLÍTICA, GEOPOLÍTICA E GESTÃO DO TERRITÓRIO, 4., 2023, São Paulo. Agendas, atores e pesquisas: [anais]. São Paulo: USP, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161365-
dc.descriptionA pesquisa procurou entender como se configura espacialmente a produção aquícola no Brasil e a partir daí identificar quais são os possíveis caminhos para que sua expansão ocorra de maneira adequada considerando os aspectos regionais de produção de maneira ambientalmente viável e economicamente sustentável. Os resultados mostraram que a Tilápia do Nilo é a principal espécie cultivada, concentrando-se nas regiões sul e sudeste do Brasil avançando para a região nordeste. Em segundo lugar, destaca-se a produção de Camarão na região nordeste, com tendências à interiorização, em terceiro a produção de tambaqui e peixes redondos concentrada no norte do país, sobretudo no bioma Amazônia, em quarto lugar a produção de ostras, vieiras e mexilhões ocorrendo essencialmente no litoral de Santa Catarina, em quinto lugar as carpas no estado do rio Grande do Sul e por fim, a produção de pintados na região central do estado do Mato Grosso. Considerando que essas produções ocorrem em sua maior parte em viveiros escavados em áreas continentais e que existem poucos estudos sobre o ordenamento territorial dessa atividade nessas regiões, constatou-se que trata-se de uma fronteira do conhecimento que deve ser aprofundada, com vistas a um desenvolvimento sustentável da atividade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOrdenamento territorial
dc.subjectAnálise espacial
dc.titleConsiderações acerca do ordenamento territorial da aquicultura no Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAquicultura
dc.subject.nalthesaurusAquaculture
dc.subject.nalthesaurusSpatial data
dc.subject.nalthesaurusTerritoriality
dc.description.notesCONGEO 2023.
riaa.ainfo.id1161365
riaa.ainfo.lastupdate2024-01-26
dc.contributor.institutionMARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; THIAGO JOSE ARRUDA DE OLIVEIRA, pós-doutorando CNPASA; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
congeo-2023.pdf897.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace