Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, C. S.
dc.contributor.authorPEDROTTI, A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. M.
dc.contributor.authorSPEHAR, C. R.
dc.contributor.authorASSIS, R. L.
dc.contributor.authorMELO, C. O. V.
dc.contributor.authorDJAU. I.
dc.contributor.authorPASSOS, P. M.
dc.date.accessioned2024-02-02T16:32:11Z-
dc.date.available2024-02-02T16:32:11Z-
dc.date.created2024-02-02
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161578-
dc.descriptionRESUMO - As plantas de cobertura do solo (PCS) constituem importante componente em sistemas agrícolas, já que têm por finalidade formar cobertura morta e proteger o solo contra o impacto da água, diminuindo o risco de erosão e tornando o ambiente mais propício na reciclagem dos nutrientes. Essa técnica visa a proteção superficial, bem como melhoria e manutenção de suas características físicas, químicas e biológicas. Outras vantagens que podemos ter com o incremento dessas plantas nos sistemas agrícolas são: a reciclagem de nutriente, proteção contra erosão, elevação da taxa de infiltração, aumento na capacidade de retenção de água, aumento na diversificação da microbiota e estabilidade dos agregados. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar início da floração, plena floração e a taxa de crescimento das seguintes espécies: Amarantus (Amaranthus cruentus), Aveia Preta (Avena strigosa Schreb), Eleusine (Eleusine coracana), Sorgo 202 (Sorghum bicolor), Gergelim (Sesamum indicum), Crotalaria (Crotalaria juncea), Milheto (Pennisetum glaucum), Kenaf (Hibiscus cannabinus) e Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). As espécies foram plantadas em canteiros 2m x 2m, com espaçamento entre linhas de 0,40m, com 3 repetições cada, totalizando 15 parcelas variando de T1 à T15. Baseado nos resultados obtidos do presente estudo com as diferentes espécies de plantas de cobertura de solo, constatou-se que as espécies Crotalaria (Crotalaria juncea) e Gergelim (Sesamum indicum) apresentaram maior taxa de crescimento 96,5cm e 96cm respectivamente para um mesmo intervalo de tempo em relação as outras espécies. Já para as variáveis inicio e plena floração as espécies Eleusine (Eleusine coracana) e Gergelim (Sesamum indicum) apresentaram o menor tempo 35-45 e 35-60 dias respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleResultados preliminares do potencial de novas espécies de Plantas de Cobertura de Solo para os Tabuleiros Costeiros.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEspécie
dc.subject.thesagroPlanta de Cobertura
dc.subject.thesagroCrotalária Juncea
dc.subject.thesagroGergelim
dc.subject.thesagroConservação do Solo
dc.subject.thesagroManejo do Solo
dc.format.extent25 p.
riaa.ainfo.id1161578
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-02
dc.contributor.institutionCLICIO S. SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; ALCEU PEDROTTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; LETUZIA M. OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; CARLOS ROBERTO SPEHAR, CPAC; RENATO L. ASSIS, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; CANDIDO O. V. MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; IAIA DJAU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; PAULA M. PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resultados-preliminares-do-potencial.pdf34.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace