Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, L. M. de
dc.contributor.authorSANTOS, L. A. C.
dc.contributor.authorPACHECO, A. R.
dc.contributor.authorCALIL, F. N.
dc.contributor.authorSILVA-NETO, C. de M. e
dc.date.accessioned2024-02-06T16:33:33Z-
dc.date.available2024-02-06T16:33:33Z-
dc.date.created2024-02-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationScientia Forestalis, v. 51, e4031, p. 1-14, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161686-
dc.descriptionResumo O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) proporciona, por meio da união dos componentes lavoura, pecuária e floresta, a diversificação de renda do produtor rural, enquanto viabiliza a busca por modelos de produção mais sustentáveis. As espécies do gênero Eucalyptus são as mais utilizadas como componente arbóreo neste modelo de produção. O objetivo do estudo consistiu na sistematização e compreensão da evolução dos estudos científicos no que diz respeito ao cultivo de Eucalyptus em sistema ILPF no Brasil e no mundo. Para atingir este escopo, foi utilizada a metodologia da bibliometria para analisar materiais de cunho científico, resultantes de uma busca sistematizada nos bancos de dados Web of Science e Scopus. Os softwares Excel, R e VOSviewer auxiliaram na organização e tratamento de dados, assim como na confecção e análise dos gráficos, imagens e tabelas. Ao todo, 200 materiais científicos foram levantados e analisados. Observou-se número crescente de publicações acerca do tema na janela temporal analisada, correspondente de 1991 a 2021, com destaque para a última década. A maior parte das publicações sobre o tema são provenientes do Brasil e, mais especificamente, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com outras instituições públicas, como universidades, também sendo de grande importância na pesquisa. A maioria das palavras e temas em destaque identificados estão relacionadas, direta ou indiretamente, com as questões ambientais atuais, como Gases de Efeito Estufa. O híbrido Eucalyptus grandis Hill ex Maiden × E. urophylla S. T. Blake, juntamente aos seus clones H13, GG100 e AEC 144, foi estudado com maior frequência nos documentos científicos levantados, enquanto as regiões Sudeste e Sul do Brasil concentram a maior parte das pesquisas sobre o tema. Os resultados encontrados trouxeram um panorama geral nacional e global acerca da temática estudada, produzindo respostas e novos questionamentos, os quais possuem o potencial de basear e servir como ponto de partida para futuras pesquisas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistemas integrados
dc.subjectComponente florestal
dc.subjectBibliometria
dc.subjectBibliometrics
dc.subjectForestry component
dc.subjectIntegrated systems
dc.subjectILPF
dc.subjectICLFS
dc.titleO gênero Eucalyptus como componente arbóreo em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF): uma análise bibliométrica.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus
riaa.ainfo.id1161686
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-06
dc.contributor.institutionLARA MENDES DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; LEOVIGILDO APARECIDO COSTA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ABILIO RODRIGUES PACHECO, CNPF; FRANCINE NEVES CALIL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; CARLOS DE MELO E SILVA-NETO, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SciFores-2023-Pacheco.pdf925,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace