Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161934
Título: Caracterização físico-química de frutos da lima ácida ‘TAHITI’ sobre porta-enxertos cítricos.
Autoria: DEBASTIANI, R. F.
CRUZ, M. T. da
RONCATTO, G.
SILVA, B. R. da
CARAVINA, S. M.
BOTELHO, S. de C. C.
Afiliação: ROMULO FIORESE DEBASTIANI, FACULDADE FASIPE; MARIANA TEODORO DA CRUZ, FACULDADE FASIPE; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; SANDRO MARCELO CARAVINA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 12., 2023. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 12.
Conteúdo: Resumo: A citricultura é considerada um dos setores do agronegócio mais competitivo e com potencial elevado de crescimento, havendo uma participação crescente dos limões, principalmente da lima ácida ‘Tahiti’. Salienta-se que na maioria dos pomares de citros existentes no país cultiva-se a combinação limeira ácida ‘Tahiti’/Limoeiro ‘Cravo’, os quais têm mostrado alta suscetibilidade à gomose-dos-citros. Os porta-enxertos como o limoeiro ‘Volkameriano’, o citrumeleiro ‘Swingle’ e o P. trifoliata cv. Flying Dragon e seus híbridos, por outro lado, são resistentes à gomose-dos-citros. Assim, objetivou-se avaliar os frutos de limeiras ácidas ‘Tahiti CNPMF–02’ produzidos em Guarantã do Norte, MT. O experimento foi instalado em dezembro de 2016 num delineamento experimental de blocos casualizados, com 14 tratamentos e quatro repetições de cinco plantas/parcela. A variedade copa foi a limeira ácida ‘Tahiti CNPMF – 02’ e os porta-enxertos foram: limoeiros ‘Cravo Santa Cruz’ e ‘Cravo CNPMF - 003’, citrumelo ‘Swingle’, tangerineira ‘Sunki Tropical’, citrandarins ‘San Diego’ e ‘Indio’, HTR – 069, TSKC x TRFD - 003, TSKC x TRFD - 006, TSKC x CTSW - 028, TSKC x CTSW - 041, TSKC x (LCR x TR) – 059, LVK x LCR – 038, LRF (LCR x TR) – 005. Para análise das características de qualidade de frutos foram amostrados 10 frutos por parcela, em novembro de 2021, com previsão de dez anos de pesquisa. Os frutos foram analisados 24 h após a colheita. Todos os frutos foram pesados em balança de precisão para cálculo da massa média; o rendimento de suco foi obtido medindo-se a massa de suco extraído utilizando-se extrator doméstico em relação à massa total. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 0,05%. Não houve diferença entre os tratamentos para nenhuma das variáveis analisadas, obtendo-se as seguintes médias: 65,18 mm de comprimento longitudinal médio e 59,48 mm de diâmetro equatorial médio; 116,10 g de massa média de frutos. Observou-se que os frutos atendem às exigências do consumidor pelo tamanho aproximado de 47 a 65 mm de diâmetro e 55 a 70 mm de comprimento e massa média superior a 100g são os preferidos no mercado. O teor de rendimento de suco foi de 48,09%. O rendimento de suco é superior aos 35% exigidos para consumo, enquanto, de acordo com Koller (1994), para a utilização industrial deve ser de, no mínimo, 40%. Desta forma, conclui-se que as condições de produção em Mato Grosso favoreceram o desempenho da citricultura.
Thesagro: Gomose
Porta Enxerto
Resistência a Seca
Fruticultura
Citricultura
Série: (Embrapa Agrossilvipastoril. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2023-cpamt-gr-caracterizacao-fisico-quimica-frutos-lima-acida-tahiti-porta-enxerto-citrico-p12.pdf330,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace