Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLACERDA, B. de O.
dc.contributor.authorBOTELHO, F. M.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorSILVA, J. P. de A.
dc.date.accessioned2024-02-12T01:35:36Z-
dc.date.available2024-02-12T01:35:36Z-
dc.date.created2024-02-10
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 12., 2023. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2023. p. 32.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161947-
dc.descriptionResumo: A secagem é a principal etapa do pré-processamento quando se visa o armazenamento de grandes volumes de grãos. Este processo visa a redução da atividade de água, por meio da redução da umidade, até níveis que reduzam consideravelmente a atividade metabólica dos grãos e iniba o desenvolvimento microbiano, condicionando assim este produto a uma armazenagem segura. A velocidade de secagem é muito influenciada pela temperatura de secagem e esta, por sua vez, influencia diretamente a qualidade final dos grãos. Assim, buscou-se com este trabalho avaliar o efeito que diferentes níveis de temperatura do ar de secagem exercem sobre a qualidade final de grãos de milho. Foram utilizados grãos de milho da cultivar 9606 KWS. A qualidade foi avaliada por meio de propriedades físicas (massa específica unitária e diferença total de cor) e fisiológica (condutividade elétrica da solução com exudatos de grãos de milho) de amostras de grãos secadas de 0,25 à 0,13 (decimal base seca) de umidade, nas temperaturas de 26 (ambiente), 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e 120 °C. Houve uma perda notável da qualidade final dos grãos com o aumento da temperatura do ar de secagem. A elevação da temperatura de secagem causou: a) redução da massa específica unitária, evidenciando perda de massa seca; b) aumento da condutividade elétrica da solução com exudatos dos grãos, evidenciando alterações na estrutura celular dos grãos e, c) aumento da diferença total de cor, resultado da perda da cor característica das amostras.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Agrossilvipastoril. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito da Temperatura de Secagem Sobre a Qualidade de Grãos de Milho.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroSecagem Artificial
dc.subject.thesagroCondutividade Eletrica
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroPós-Colheita
riaa.ainfo.id1161947
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-10
dc.contributor.institutionBRUNO DE OLIVEIRA LACERDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; FERNANDO MENDES BOTELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; JOÃO PEDRO DE ALMEIDA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2023-cpamt-sccb-efeito-temperatura-secagem-sobre-qualidade-graos-milho-p32.pdf235 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace