Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162166
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTIBES-RODRIGUES, T.
dc.contributor.authorWISNIEWSKI, C.
dc.contributor.authorDEDECEK, R. A.
dc.date.accessioned2024-02-21T16:32:36Z-
dc.date.available2024-02-21T16:32:36Z-
dc.date.created2024-02-21
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationCONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. [Porto Alegre]: UFRGS Solos: SBCS, Núcleo Regional Sul, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162166-
dc.descriptionO estudo foi desenvolvido um ano após o vazamento de petróleo na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR) às margens do rio Iguaçu, Região Metropolitana de Curitiba - PR com o objetivo de avaliar o efeito da contaminação do solo no teor de macro, micronutrientes e Al de mudas de branquilho, espécie nativa da região e utilizada para recuperação de áreas degradadas. Mudas foram plantadas à campo em solo contaminado, não-contaminado e biorremediado e em casa de vegetação em solo contaminado, não- contaminado, com e sem adubação. Folhas e caules foram analisadas após 15 meses no campo e 11 meses em casa de vegetação. A contaminação parece ter causado uma redução do teor de K e um aumento de Mg e Fe das folhas. Nos caules foram observadas reduções significativas nos teores de Ca, Fe e Al, no tratamento com solo contaminado. No experimento em casa de vegetação, a adição de adubo dificultou a análise dos resultados. No solo contaminado as folhas apresentaram menores teores de Mg. Os teores de Mn e Zn, foram maiores no solo contaminado sem adubação. Nos caules os teores de N foram maiores no solo contaminado adubado, os de Fe no solo contaminado com e sem adubação e para os teores de Mn e Al foi difícil estabelecer um padrão. Os resultados observados podem também estar relacionados ao efeito da grande variabilidade nas características morfológicas, químicas e físicas dos solos do complexo ambiente de várzea estudado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSebastiania Commersoniana
dc.subjectAvaliação nutricional
dc.titleCaracterização Nutricional de Branquilho (Sebastiania Commersoniana Baillon Smith & Downs - Euphorbiaceae), Cultivado em Solo Contaminado por Petróleo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroContaminação
dc.subject.thesagroPetróleo
dc.subject.thesagroPoluição do Solo
riaa.ainfo.id1162166
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-21
dc.contributor.institutionTANIA TIBES RODRIGUES; CELINA WISNIEWSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; RENATO ANTONIO DEDECEK, CNPF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CBCS-2007-CaracterizacaoBranquilho-Dedecek.pdf62.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace