Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162202
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. P. D. de
dc.contributor.authorBAGALDO, A. R.
dc.contributor.authorMORAES, S. A. de
dc.contributor.authorLIMA, L. F.
dc.contributor.authorSIQUEIRA, R. T.
dc.contributor.authorCIRNE, L. G. A.
dc.date.accessioned2024-02-22T19:32:23Z-
dc.date.available2024-02-22T19:32:23Z-
dc.date.created2024-02-22
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationResearch, Society and Development, v. 12, n. 8, e4512831307, 2023.
dc.identifier.issn2525-3409
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162202-
dc.descriptionAvaliaram-se o consumo, a digestibilidade dos nutrientes e o balanço de nitrogênio de dietas contendo silagem da parte aérea de mandioca (SILPAM), raspa de mandioca (RM) e farelo da vagem de algaroba (FVA) com diferentes proporções de concentrado (0, 20, 40 e 60%). Utilizou-se 20 caprinos mestiços, com idade média de 8 meses, castrados, com peso vivo médio inicial de 17 kg, confinados, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. A adição de concentrados às dietas não influenciou (P>0,05) os consumos (g/dia, %PV, g/UTM) de MS, PB e MO, com exceção do EE, do FDN e FDA em %PV e g/UTM que apresentaram redução (P<0,05) e de CNF (g/dia, %PV e g/UTM) que aumentou (P<0,05). Os coeficientes de digestibilidade e o balanço de nitrogênio não foram comprometidos (P>0,05) com a adição de concentrados às dietas. Dietas contendo silagem da parte aérea e raspa da mandioca e farelo da vagem de algaroba associada a concentrados para caprinos em terminação, não compromete o consumo, a digestibilidade e o balanço de nitrogênio de caprinos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSemiárido
dc.subjectDigestibilidade de nutrientes
dc.subjectBalanço de nitrogênio
dc.titleDigestibilidade de nutrientes e balanço de nitrogênio em caprinos alimentados com dietas contendo mandioca e algaroba.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAlimento Alternativo
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroAlgaroba
dc.subject.thesagroConfinamento
dc.subject.thesagroConsumo Alimentar
dc.subject.thesagroProsopis Juliflora
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
dc.subject.nalthesaurusDry matter intake
dc.subject.nalthesaurusCrude protein
riaa.ainfo.id1162202
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-22
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i8.31307
dc.contributor.institutionANA PATRÍCIA DAVID DE OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia; ADRIANA REGINA BAGALDO, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA; LEONARDO FREITAS LIMA, Universidade Federal da Bahia; ROBERTA TAPAJÓS SIQUEIRA, Universidade Federal Rural da Amazônia; LUÍS GABRIEL ALVES CIRNE, Universidade Federal do Oeste do Pará.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace