Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, J. J. P. da
dc.date.accessioned2024-02-28T13:32:20Z-
dc.date.available2024-02-28T13:32:20Z-
dc.date.created2024-02-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citation2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162333-
dc.descriptionO referido trabalho tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que foram construídas a partir de uma ferramenta participativa: entrevista semiestruturada através do google forms, com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas sequências didáticas foram desenvolvidas para serem aplicadas com professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas foram produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe: que sofre impactos antrópicos relacionados à mineração da gipsita em Araripina-PE e às modificações na paisagem sofridas pela instalação de parques eólicos nos municípios: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Foi feito um levantamento de dados junto aos professores para entender como eles planejam suas aulas e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores foram selecionados os que mais surgiram como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. A apresentação de sugestões de sequências didáticas que foram desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, atendem ao caráter investigativo na construção do conhecimento e podem subsidiar as ações de divulgação e conscientização de impactos ambientais observadas. As mesmas estão hospedadas de forma virtual e física no site da Escola Eduardo de Souza Carvalho e na página da Prefeitura Municipal de Araripina, aba relacionada à Educação. Na Escola SESI Araripina de forma física como parte do acervo da biblioteca. Pretendeu-se oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectChapada do Araripe
dc.subjectPreservação ambiental
dc.subjectConservação local
dc.subjectAgrobiodiversidade
dc.subjectSemiárido
dc.subjectInovação social
dc.subjectMetodologia participativa
dc.subjectConvivência com o Semiárido
dc.titleO uso de sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental em municípios da região do Araripe-Pernambuco.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.thesagroExtensão Rural
dc.subject.thesagroEnsino
dc.subject.thesagroEnsino Agrícola
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental education
dc.subject.nalthesaurusAgricultural education
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Biociências, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent256 f.
riaa.ainfo.id1162333
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-28
dc.contributor.institutionJOSÉ JAILDO PEREIRA DA SILVA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O-USO-DE-SEQUENCIAS-DIDATICAS-PARA-O-FORTALECIMENTO-2023.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace