Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, A. H. DE C.
dc.contributor.authorLEIVAS, J. F.
dc.contributor.authorTAKEMURA, C. M.
dc.contributor.authorSOUZA, I. F. DE
dc.contributor.authorAZEVEDO, A. F. M. S.
dc.date.accessioned2024-02-28T13:32:31Z-
dc.date.available2024-02-28T13:32:31Z-
dc.date.created2024-02-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 22., 2023, Natal. A agrometeorologia e a agropecuária: adaptação às mudanças climáticas: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2023.
dc.identifier.isbn9786585111140
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162341-
dc.descriptionRESUMO: O modelo da eficiência do uso da radiação (EUR) e o algoritmo SAFER (Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving) foram aplicados em conjunto para a estimativa da produção de biomassa (BIO) nos biomas brasileiros. O produto reflectância MODIS MOD13Q1 foi usado com grades de dados climáticos do ano de 2016 para demonstrar a viabilidade do monitoramento da dinâmica da BIO ao longo do ano na Amazônia (AM), Caatinga (CT), Cerrado (CE), Pantanal (PT), Floresta Atlântica (FA) e Pampa (PP). Significante variações espaciais e temporais nas taxas da BIO foram verificadas devidas às variações na umidade na zona das raízes das plantas, representada pela fração evapotranspirativa (ETf), e variações da radiação fotossinteticamente ativa absorvida (RAFabs). Entretanto, para alguns biomas, BIO foi mais relacionada com os valores de ETf (CT, CE, PT e PP), enquanto para outros BIO se relacionou mais com a RAFabs (AM e FA). A modelagem em larga escala mostrou viabilidade para a estimativa da BIO, abrindo caminho para monitoramento das condições da vegetação em períodos específicos ao longo do ano, usando imagens e dados climáticos, com grande potencial para suporte às políticas públicas ao manejo e conservação dos recursos naturais e com possibilidade de replicação dos métodos em outros países.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração evapotranspirativa
dc.subjectRadiação fotossinteticamente ativa
dc.subjectBalanço de carbono
dc.titleGeotecnologias para estimativas da produção de biomassa nos biomas do Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent2p. 2343-2811.
riaa.ainfo.id1162341
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-28
dc.contributor.institutionANTÔNIO HERIBERTO DE CASTRO TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; CELINA MAKI TAKEMURA, CNPM; INAJÁ FRANCISCO DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; ANA FLÁVIA MARIA SANTOS AZEVEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6207.pdf14,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace